Poupança

Construir sua cozinha é um desafio, mas não precisa ser um pesadelo

Poupar nas obras
Written by A Carteira

A cozinha é um lugar onde não se pode errar. Mas dá para poupar e evitar reformas seguidas e problemas com os vizinhos. A cozinha é um dos maiores desafios a encarar numa casa. Seja para reformar, construir uma cozinha do zero ou então simplesmente dar o seu toque num imóvel alugado, o local sagrado para comidas e bebidas pode apresentar alguma dor de cabeça. Mas fique tranquilo que estamos aqui para ajudar.

Uma ajuda profissional pode sair barato

O barato sai caro é um dos ditados mais antigos que existem. E neste tópico encaixa-se perfeitamente. A cozinha é um lugar de muitos conhecimentos específicos: boa iluminação, tubulações, onde passa o gás, qual é o melhor lugar para a geladeira, e a lista continua.

Por isso contratar um arquitecto ou pelo menos ter a ajuda de alguém com experiência em construção ou instalações é de enorme ajuda. Pode parecer um contrassenso falar em contratar um profissional ao mesmo tempo que controlar custos é um objetivo. Mas o último que vais querer é ter que quebrar paredes, lidar com vazamentos ou escolher materiais novamente porque as escolhas no começo foram ruins. Por isso faça esse investimento para poupar em todos os passos seguintes.

Planeamento e compras

Com essa consultoria, tudo ficará mais fácil. O planeamento da cozinha pode ser dividido, com a questão mais estrutural que fica a cargo do profissional enquanto podes escolher os electrodomésticos e aparelhos necessários para usar na cozinha.

Neste sentido há várias dicas que podem ser dadas. Uma plataforma como a Kimbino, que concentra os folhetos com ofertas de diversas lojas e supermercados é de grande ajuda, além de contribuir com preservação ambiental. Na Kimbino, por exemplo, é possível os catálogos do Ikea online e ter ideias maravilhosas de cozinha, além de poder achar preços muito bons nos produtos. Ou seja, poupar dinheiro pode ser muito fácil e rápido.

É interessante que antes de mudar um prego, colocar um azulejo ou pensar na geladeira seja feito um grande planeamento de coisas a comprar, como será a cozinha e qual é o seu orçamento. Feito isso, o plano pode ser tirado do papel rapidamente.

Pense bem nos materiais e electrodomésticos e aproveite a Black Friday

Aqui, novamente, o barato sai caro. Se vai usar materiais na cozinha, não compre o primeiro que viu na loja e estava muito barato. Esse é o início do roteiro que tem como final um vazamento, uma reforma cara e vizinhos a reclamar.

Procure lojas de boa qualidade. Por exemplo, o catálogo de cozinhas Leroy Merlin 2019 é um excelente começo, além de aproveitar a Black Friday na Leroy Merlin, você encontra qualidade e fácil instalação com preço baixo, evitando a contratação de um marceneiro ou um profissional do tipo.

O mesmo serve ao comprar os electrodomésticos. Não confie em marcas desconhecidas e só compre usado se realmente estiver em óptimo estado. Do contrário, uma compra que já será cara, porque falamos de máquinas com alto custo, será ainda pior ao ter que trocar em pouco tempo.

Uma boa geladeira, um fogão novo de marca conhecida, uma máquina de lavar louça e até liquidificadores, máquinas de café e outros produtos menos custosos podem ser usados por anos se forem de boa qualidade. Ao comprá-los pense nisso e dilua o preço por esse tempo. Verás como é muito melhor gastar mais um pouco mas ter essas máquinas por mais anos.

Não se engane, estas dicas são para poupar

Parece que o lema deste texto foi “não poupes dinheiro”, mas a verdade é que por ser um ambiente muito sensível da casa, a cozinha exige investimentos maiores. Por isso ter um profissional qualificado para pensar essa área, comprar bons materiais e aparelhos electrodomésticos de qualidade vão representar uma poupança a longo prazo.

Mas se mesmo assim não estás tão convencido, não há problema. Daremos algumas dicas para poupar a curto prazo também.

  • Faça pouco a pouco: não é preciso ter uma cozinha de televisão imediatamente. Vá às compras aos poucos. Não é 100% necessário ter uma máquina lava-louça no primeiro momento.
  • Pesquise incansavelmente: nunca compre na primeira loja. Sempre procure pelo melhor preço – saldos de Natal podem ser maravilhosos – e peça por descontos nas lojas.
  • Peça presentes: pedir presentes nem sempre é muito educado, mas família e amigos podem substituir um jantar, uma roupa ou um vinho por uma máquina de café, mixer ou jogo de pratos.

Todas as dicas são poucas para que possa poupar mais dinheiro. Como viu, algumas destas dicas não custam nada…

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário: