Opinião Poupança

O que fazer aos reembolsos de IRS?

poupar no Natal
Written by A Carteira

O muito esperado momento de reembolso de IRS está a chegar para muitas famílias. É costume contar com o reembolso do IRS para fazer face a um conjunto de despesas que estavam programadas para esta altura. Já pensou o que vai fazer ao seu reembolso?

Se é das pessoas que receberam o reembolso com grande probabilidade já destinou o dinheiro. E com igual probabilidade terá destinado este reembolso à despesa. Talvez para pagar o seguro do automóvel ou algumas obras em casa. Talvez para dar como entrada para as férias do Verão. Os destinos que conseguimos dar ao dinheiro são tão variados como as tentações do consumo.

Infelizmente, poucas pessoas olham para o reembolso do IRS como uma forma de constituir uma poupança (ou para reforçar uma poupança existente). Esquecemo-nos muitas vezes que é nas épocas em que temos rendimento que devemos acautelar o futuro. Apesar das alternativas para aplicar o dinheiro sem risco serem pouco atrativas, é fundamental constituir um fundo para emergências, cientes de que o endividamento aparece quando menos se espera.

Este ano seja diferente. Destine uma parte do dinheiro para o seu futuro. Poderá ter de se recusar a alguma coisa ou poderá ter de continuar a ser regrado. Mas pense sempre que o dinheiro é seu e será usado por si. Não hoje mas no futuro. E usado para algo que considere mesmo essencial e que não coloque em causa a sua segurança financeira. Vai reparar que à medida que terá mais poupanças tudo se tornará mais fácil. O que custa é começar o processo pois o tempo fará a sua parte (para melhor).

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:

NOS


<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo