Opinião

O problema da produtividade nacional

Produtividade
Written by A Carteira

O que dizem as estatísticas:

As estatísticas dizem que estamos no fundo da escala de produção. Se dividirmos o produto pelo número de pessoas nós trabalhamos muito mais que a maior parte dos nossos parceiros e temos uma produção por unidade de esforço inferior à maioria, com excepção de alguns países do leste da Europa.

Porquê? Não é culpa dos trabalhadores portugueses e já nem é motivado pela tradicional da falta de infraestruturas e comunicações porque isso melhorou muito com os grandes investimentos que foram feitos nessas áreas. O grande problema dos trabalhadores tem sido a falta de formação – nós continuamos com a mais alta taxa de pessoas sem formação superior e a maior percentagem de pessoas com formação primária ou inferior.

Uma economia focada em sectores de baixa produção:

Apesar de termos a questão da formação, eu diria que o problema principal é a orientação sectorial da nossa economia. Temos uma economia ainda centrada em sectores de baixa produtividade. Há um esforço para aumentar as nossas tecnologias de ponta e muitas startups, mas continuam a ser microescópicas no espaço total da economia. Isso não é fácil de mudar. Mas o que assusta, de facto, é isto ser um assunto de que ninguém fala.

Uma visão irrealista:

Actualmente o que é um problema é aumentar o consumo, as pensões, etc. A atenção da população e dos líderes políticos está noutro lado que não aqui. É um problema difícil, mas não olhamos para ele. O discurso é de que temos direitos europeus, independentemente da nossa produção, que têm de ser garantidos e pagos, ninguém sabe muito bem como. É este irrealismo de fundo que torna a situação muito difícil. É preciso mudar o que existe – é isso que a maioria dos países está a fazer. Nós estamos convencidos de que está tudo bem, porque a economia cresce um bocadinho e já não há mais problemas. Assim não vamos a lado nenhum.

Sobre o autor

A Carteira

Deixe o seu comentário:

SIMULE JÁ O SEU CRÉDITO COM A NOSSA AJUDA!