Poupança Seguros

Seguro De Vida – Quando O Banco O Assusta?

Bannco
Written by A Carteira

Com alguma probabilidade já terá ouvido falar da possibilidade de mudar o seguro de vida do seu crédito habitação. E já terá ouvido falar que é possível reduzir o custo do seu seguro em mais de 50%. Mas talvez tenha receio da subida do spread. E tem receio do seu banco?

Os bancos (alguns) abusam do desconhecimento

Não somos obrigados a dominar todos os assuntos. Não temos de saber todas as regras. Temos sim de procurar toda a informação para podermos fazer valer os nossos direitos. No caso do crédito habitação é normal que os bancos utilizem o desconhecimento dos seus clientes para continuar a cobrar valores excessivos nos seguros de vida do crédito habitação.

Muitas vezes acontece que as pessoas se dirigem a um banco para transferir o seguro de vida para outra companhia (e com isso poupar muito dinheiro) e que o gerente de conta diz que tal é impossível. Que não pode tirar o seguro do banco ou que se o fizer irá ter um agravamento demasiado penalizador. O que fazer neste contexto?

Peça a informação por escrito

O primeiro passo para conseguir descomplicar é pedir que o gestor de conta lhe coloque a informação por escrito. Que identifique os motivos dessa proibição. Com grande probabilidade isso não irá acontecer pois os clientes bancários têm o direito (reforçado por lei) de escolher a companhia de seguros que bem entendam.

Faça as contas

É comum que exista um desconto comercial no spread no caso da contratação de um conjunto de produtos. Na prática o que acontece é que o banco irá reduzir o retorno que tem por via do spread e irá buscar o retorno por via dos outros produtos (para perceber o impacto foi criada a TAEG que permite comparar diferentes alternativas).

A poupança associada ao seguro de vida é muitas vezes muito superior ao agravamento do spread. Aliás, temos diversas situações em que a poupança do seguro é 3 ou 4 vezes superior ao valor do agravamento do spread. É fundamental fazer as contas.

É possível poupar muito dinheiro com a transferência dos seguros associados ao seu crédito habitação. Nos dias que correm a informação é poder e a concorrência faz milagres pela sua carteira. É fundamental que procure toda a informação e que faça as contas. Se precisar de ajuda não hesite em preencher o simulador de seguro de vida ou deixar as suas dúvidas na caixa de comentários abaixo.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:

NOS


<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo