Seguros

Tem Vários Seguros? Este Artigo É Para Si!

Comida low cost e saudável
Written by A Carteira

As famílias típicas em Portugal têm diversos seguros. Por norma são os seguros obrigatórios, como o seguro automóvel, o seguro de vida do crédito habitação e o seguro multirriscos. Tendo vários seguros, saiba que é possível poupar dinheiro todos os meses… veja os vários passos para poupar dinheiro com os seus seguros.

1 – Recolha As Várias Apólices

O primeiro passo consiste em saber quais as apólices que tem atualmente e quanto está a pagar por essas coberturas. Tenha em atenção que existem apólices que podem ser duplicadas. Por exemplo, se tiver um seguro de responsabilidade civil saiba que alguns seguros multirriscos já o protegem. Ou os seguros do cartão de crédito podem duplicar coberturas com outros seguros (de viagem, por exemplo).

2 – Perceba Quais Os Riscos Que Pretende Cobrir

O passo seguinte consiste em perceber que tipo de riscos quer ver cobertos. Existem os seguros obrigatórios (que mesmo assim podem ter várias coberturas) e existem seguros facultativos. Pode ser que queira ter um bom seguro de saúde, mesmo não sendo obrigatório (se bem que com o atual estado do Serviço Nacional de Saúde e com as taxas moderadoras, pode ser justificável ter um seguro ou pelo menos um plano de saúde). Pode querer ter um seguro automóvel com coberturas contra todos os riscos e quebra isolada de vidros.

3 – Contacte Um Mediador Independente

Sabendo as coberturas, os riscos e os prémios está em condições de negociar os seus seguros em bolo. Aqui, sugerimos que contacte um mediador independente que tenha uma oferta alargada – por norma trabalham com 3-4 companhias para cada ramo, tipicamente as mais competitivas. De seguida, negoceie toda a sua carteira de seguros e esteja na disposição de mudar se os prémios e as coberturas forem as mais competitivas.

Tendo referido o prémio, sugerimos que não se foque exclusivamente no prémio pois por vezes o barato sai caro. Um bom mediador irá dar-lhe um bom nível de serviço especialmente quando precisamos de ajuda em caso de sinistros (e todos conhecemos as más experiências quando temos um sinistro como por exemplo infiltrações em casa…)

4 – Decida O Que Fazer À Poupança

Depois de mudar os seus seguros irá beneficiar de muitos euros de poupança mensal (especialmente se tiver um seguro de vida no pacote). Terá certamente um destino a dar a esse dinheiro, mas sugerimos que veja as soluções de poupança que o seu mediador tem ao dispor (falamos dos seguros financeiros, uma ótima ferramenta de poupança). Por exemplo, conheça bons depósitos a prazo ou mesmo certificados de aforro ou seguros de capitalização. Tenha em atenção que nos dias que correm as taxas de juro de produtos sem risco são muito reduzidas ou perto de zero… mas mesmo assim é melhor ganhar do que não ganhar.

Sobre o autor

A Carteira

Deixe o seu comentário: