Poupança

Conta ordenado – Como escolher a sua?

poupar dinheiro
Written by A Carteira

Com o aumento das comissões bancárias tem aumentado a procura por soluções para otimizar a relação com os bancos. Neste artigo vamos falar-lhe de critérios para escolher a sua conta ordenado.

Quais as principais características de uma conta ordenado?

Uma conta-ordenado é uma conta à ordem tradicional, com todas as potencialidades e características das contas comuns. No entanto, tem algumas características distintivas:

  1. Possibilidade de isenção de algumas comissões;
  2. Possibilidade de ter acesso a um descoberto autorizado;
  3. Outros benefícios associados que podem compensar.

Tendo estas características, não faz muito sentido manter uma conta à ordem tradicional se temos as contas-ordenado ao nosso dispor. No entanto, existem perigos e estratégias que devem ser considerados.

Precisa de um descoberto autorizado?

Deverá questionar-se se precisa de ter mais dinheiro disponível para além do valor do seu vencimento. Sim, é possível ter uma conta ordenado e não solicitar um descoberto autorizado. Aliás, esta é uma estratégia que recomendamos na medida em que assim evita cair no endividamento e no descontrolo financeiro. Caso precise de alguma margem de manobra fará mais sentido ter um cartão de crédito pois pode usar o dinheiro sem juros durante 50 dias (na conta-ordenado para juros a partir do primeiro dia).

Perceba os benefícios associados à conta-ordenado

Existem benefícios associados às contas-ordenado que deve considerar. Mas antes disso, deve pensar qual o motivo pelo qual o banco dá esses benefícios. Ao contratar uma conta-ordenado está a transferir o seu vencimento para o banco e tipicamente vai usar esse banco para a gestão do seu dia-a-dia. Logo, a conta acaba por ser um fator de fidelização de cliente. Logo, isso merece um prémio.

Existem benefícios diversos que passam fundamentalmente por descontos ou outras ofertas. Analise a oferta da banca e perceba qual a conta que mais lhe interessa e de acordo com os seus hábitos de consumo.

Procura uma conta bancária remunerada?

As contas à ordem não costumam ser remuneradas, apesar de existirem algumas como sendo as contas do Banco BIG e do Banco BNI Europa. No entanto, há várias contas ordenado que podem conferir uma remuneração, apesar de ser reduzida. Se procura uma conta para a gestão do dia-a-dia não se preocupe com a remuneração pois estamos a falar de benefícios muito diminutos.

E porquê continuar a pagar comissões?

Se tem uma conta-ordenado para reduzir as comissões que paga, saiba que existem bancos que têm a oferta de conta à ordem e conta-ordenado isenta de comissões. Assim, seja muito rigoroso na sua análise para que consiga tirar melhor partido do seu banco. É certo que na maioria dos casos em que pede um crédito habitação o banco exige a domiciliação de um ou mesmo dois ordenados. No entanto, nessas situações deve ser ainda mais criterioso e olhar para os bancos que lhe dão a melhor TAEG e não focar apenas no spread (pois há por aí publicidade enganadora). Sugerimos que leia a análise de melhor banco para crédito habitação da Reorganiza.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:

NOS


<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo