Poupança

Cuidados a ter nas compras online

compras online
Written by A Carteira

Fazer compras online não é um mar de rosas. Tem muitas vantagens mas é também importante que tenhamos em mente um conjunto de riscos que podem deitar por terra as vantagens da compra à distância. O melhor é que estas desvantagens podem ser eliminadas com algumas cautelas de simples aplicação.

Identifique com clareza a empresa

Se já faz compras online com recorrência numa empresa está mais descansado pois já teve boas experiências. Já confia no processo. No entanto, se vai fazer uma primeira compra numa determinada loja online tenha em atenção a identificação da empresa, o aspeto do site, a existência de contactos e de uma morada, as opiniões de outros utilizadores, entre outros. Se está a comprar em Portugal pode também visitar sites que agregam queixas de outros clientes que acabam por trazer informação útil.

Atenção ao método de pagamento

Dar acesso aos dados do seu cartão pode ser um pesadelo. Deve apenas fazer compras em sites da sua confiança e com sistemas de segurança certificados. Mesmo assim, é possível que seja burlado. Assim, deverá criar limites de utilização do seu cartão de crédito ou fazer cartões virtuais (por exemplo, com o MBway).

Esteja atento à política de devoluções e de trocas

Diferentes lojas têm diferentes políticas de devoluções e de trocas. Algumas permitem devoluções sem custos. Outras não permitem devolver, o que acaba por ser algo chato em compras de vestuário, por exemplo. Conheça com rigor as políticas de devoluções para evitar problemas.

Custos extra

Um fator a ter em conta prende-se com os custos de transporte e outros custos que podem surgir. Por exemplo, se fizer compras em moeda estrangeira poderá ter de assumir um custo com o câmbio que costuma ser excessivo. Avalie todos os custos e esteja atento a formas de poupança, como agrupar várias compras numa única e assim reduzir o custo de transporte.

Prazos de entrega

Os prazos de entrega podem também ser uma dor de cabeça especialmente se tem urgência num determinado produto. Se não tem urgência pode esperar mais uns dias e poupar ainda mais na entrega. Tudo vai depender da loja, da zona geográfica e da sua urgência.

As compras online têm muitas vantagens mas poderá também ter problemas e alguns graves, especialmente quando falamos de pagamentos e burlas. Tenha muita cautela para ter uma melhor experiência. E para que possa poupar dinheiro ?

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:

SIMULE JÁ O SEU CRÉDITO COM A NOSSA AJUDA!