Um pretexto para olharmos para as nossas despesas com olhar crítico e para refletirmos sobre os nossos hábitos de consumo e de poupança
Este dia dá-nos um ótimo pretexto para fazermos a revisão anual da nossa vida financeira. Numa altura em que as famílias deviam estar a aumentar as suas poupanças constatamos que a poupança está nos níveis mais baixos de que há história. O crédito disparou e voltámos a olhar o futuro com maior otimismo.
Perceba Quem Lhe Está a Levar O Seu Dinheiro
Sendo legítimo que queiramos recuperar a qualidade de vida é também prudente que aproveitemos alguma folga financeira para colocar as finanças em ordem. Sugerimos assim que identifique quanto ganha, quanto gasta e onde gasta o seu dinheiro. Que perceba para onde está a ir o seu dinheiro e que defina um objetivo de poupança que seja exigente mas possível. E que defina o destino que quer dar à sua poupança de modo a aumentar a motivação para quando tiver de fazer alguns sacrifícios.
É Possível Poupar Dinheiro
Nunca é demais referir que é possível poupar dinheiro. Talvez não consigamos poupar se não alterarmos alguns dos nossos hábitos de consumo. Temos de estar dispostos a alguns sacrifícios de curto prazo para um bem maior de longo prazo. O mais importante neste dia é não partirmos para o desafio já derrotados. Devemos olhar com rigor e critério para as nossas despesas, cortar ou otimizar algumas. Depois, aproveitar as facilidades bancárias para realizar transferências automáticas para uma conta poupança.
Fale De Dinheiro Com Os Seus Filhos
Aproveite o pretexto deste dia e fale com o seu filho sobre dinheiro. Explique-lhe o que significa, para que serve e porque têm os adultos de trabalhar para ganhar dinheiro. O dinheiro não é o pilar central da nossa vida mas tem-se transformado num pilar com demasiado peso na vida da sociedade, com impactos nefastos nas nossas vidas. Cabe-nos a todos nós conseguir inverter o peso que o consumo e as marcas têm nas nossas vidas.