Poupança

Oito hábitos que nos fazem perder dinheiro

poupar dinheiro nas comissões
Written by A Carteira

Já pensou nas razões que o podem estar a fazer perder dinheiro? Se não está a gastar dinheiro em grandes compras, férias paradisíacas ou restaurantes de luxo… pode estar relacionado com alguns maus hábitos de consumo. Aqui estão 8 padrões de consumo dos portugueses que o podem estar a fazer perder dinheiro.

Ir às compras com fome

Se for às compras quando está com fome, fica mais vulnerável a comprar produtos extras de que não precisa verdadeiramente. O mesmo acontece quando vai ao supermercado com tempo, acaba por passear por todos os corredores, comprar produtos que não necessita na realidade e perder dinheiro. Se optar por ir às compras sem fome e com tempo limitado vai ver que acaba por comprar menos coisas e poupar dinheiro.

Fazer mais de uma visita ao supermercado por semana

Quando optamos por fazer visitas regulares ao supermercado para comprar 1 ou 2 produtos acabamos sempre por comprar outras coisas que não são verdadeiramente necessárias. Se frequentar o supermercado no máximo uma vez por semana verificará que as despesas com bens extra diminuirá.

Comprar produtos de marca

Tanto nos supermercados como nas farmácias, se optar por produtos de marca branca ou medicamentos genéricos pode significar uma poupança superior a 60%. Olhe para os rótulos, verifique a composição e aperceba-se que muitas vezes está a pagar mais por produtos idênticos.

Utilizar o seu Banco para tudo

Trabalhar com um único Banco para todos os serviços pode representar uma enorme perda de dinheiro. Um banco pode ser competitivo nos Custos de Manutenção de Conta mas depois não ser competitivo na oferta de Crédito Habitação. Consulte um intermediário de Crédito que poderá ajudá-lo a encontrar os Bancos e Créditos mais competitivos do mercado

Pagar sempre com cartão de crédito ou débito

Se apenas utiliza o cartão para pagar, acaba por gastar mais porque não está a ver o dinheiro “verdadeiramente” a sair, precisa apenas de carregar em alguns botões e a compra está feita. Se levantar um determinado montante de dinheiro por semana e obrigar-se a viver com esse limite acabará por aumentar os seus níveis de poupança. Não se esqueça que os cartões de crédito são dos grandes causadores de problemas financeiros que é urgente resolver.

Ter a casa sempre quente

Apesar de vivermos num pais com um clima ameno, os portugueses são das populações que mais gasta com aquecimento. De acordo com um estudo do “Department of energy” conseguirá baixar a fatura da eletricidade em 3% por cada grau que baixar na temperatura do aquecimento. Veja outras dicas para poupar dinheiro na climatização da sua casa.

Tomar o pequeno almoço fora

Há uns anos atrás uma consultora fez um estudo e concluiu que em média um português toma o pequeno almoço fora do escritório 2 vezes por semana, gastando em média 4€ e um total de 36€ mensais.

Comprar carros novos

Os encargos com carro novo, comparativamente a um carro usado, são bem maiores. Além desse fator, a partir do momento em que o carro saiu do concessionário desvalorizou em mais de 15%… A compra de um carro usado ou de serviço podem ser uma preciosa ajuda para aumentar as suas poupanças

Se conseguir eliminar alguns destes hábitos, irá conseguir poupar dinheiro e poderá finalmente começar a fazer férias paradisíacas, experimentar restaurantes de luxo ou apenas gastar dinheiro naquilo que verdadeiramente valoriza.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:

NOS


<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo