Opinião

E se o seu senhorio lhe subisse a renda?

renda
Written by A Carteira

Nos últimos meses temos sido contactados por algumas famílias em dificuldades financeiras como resultado do mercado de arrendamento. Não falamos aqui de famílias nas grandes cidades mas antes de famílias que vivem nas periferias. A subida do preço dos imóveis nos centros das cidades tem como consequência um aumento progressivo no valor das casas e das rendas nas zonas limítrofes. Acontece que este ajuste no mercado de arrendamento tem sido contido pela existência de contratos de arrendamento que garantem a manutenção das rendas pelo menos durante 6 a 12 meses. Mas e se agora o seu senhorio lhe subisse a renda? Ou, mais correto, o que vai fazer quando a sua renda for atualizada?

Este é o drama de muitas famílias e será cada vez mais visível nos próximos meses. As rendas vão subir e vão impactar de forma grave e imediata o orçamento familiar de milhares de famílias. Infelizmente, este aumento de custos vem associado também ao aumento do valor das taxas de juro e consequente aumento das prestações com créditos. O que fazer?

Contrariamente à tese vigente, o país não saiu da crise. A crise está maquilhada e vai afetar de forma mais dura as famílias com menos recursos. As famílias com menos alternativas. As famílias menos informadas e que foram no conto do vigário de que agora é que temos de consumir porque vivemos num país cor de rosa. Não nos cansamos de repetir de que é necessário contrair o consumo, renegociar contratos, evitar endividamento de curto prazo e aumentar a poupança. Não é uma mensagem popular mas muitas vezes a verdade é dura.  A prudência nunca fez mal a ninguém, mas por algum motivo não querem que sejamos prudentes. Porque será?

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário: