Todos contratamos um seguro de vida mas sem qualquer interesse em fazer uso dele. Assim, tendemos a esquecer-nos que um seguro de vida visa proteger a nossa família caso nos aconteça alguma coisa. E quem gosta de pagar para não ter benefício?
Existe Algum Seguro de Vida Com Poupança Associada?
A resposta é positiva. Existem seguros de vida que possibilitam transformar parte do prémio entregue à seguradora num produto de poupança. Na prática, o que faz é pagar um montante que diz respeito ao prémio do seguro propriamente dito e em caso de não utilizar o seguro (se não morrer ou se não tiver um episódio IAD) ver parte do prémio revertido.
Este tipo de produtos são produtos em que determinada companhia de seguros reparte o risco com os seus clientes. Existindo um sinistro a seguradora tem de pagar uma determinada indemnização. Mas não existindo sinistros, faz sentido que a seguradora partilhe esse benefício com o seu cliente.
E Se Não Quiser Continuar Com o Seguro?
Pode sempre cancelar o seguro mas mantem o valor do produto de poupança que renderá um juro com base nas premissas do contrato. Por norma, será um produto com capital e juro garantido, mas é possível que existam outras modalidades pelo que recomendamos que consulte um mediador
Outras Características do Seguro
Por norma, estes seguros com poupança podem ser subscritos por pessoas entre os 18 e os 75 anos de idade e dura no máximo até aos 85 anos. Sim. Mesmo estando reformado poderá subscrever este seguro de vida o que na prática representa estar a constituir uma poupança.
Faz Sentido Ter Este Produto?
Depende. A resposta depende de um conjunto de fatores. Depende do prémio que paga neste seguro e num seguro de vida sem poupança associada (tipicamente o primeiro será mais caro). Depende das taxas de juro, de eventuais comissões de subscrição e das suas necessidades concretas. Uma última dica: não subscreva este produto apenas para beneficiar do produto de poupança pois existe produtos especializados em poupança mais interessantes. E existem seguros de vida que podem ser bastante mais interessantes.