Seguros

Como rentabilizar as poupanças com os seguros financeiros?

seguros financeiros
Written by A Carteira

Na tentativa de obter rendimento das suas aplicações financeiras poderá considerar a aplicação do seu dinheiro em seguros financeiros. Neste artigo o Dr. Raul Marques, administrador da Real Vida Seguros fala-nos da forma como pode rentabilizar o seu dinheiro através dos seguros financeiros e falamos-lhe dos benefícios destes produtos na sua carteira diversificada.

Tenha um plano financeiro

O primeiro passo em qualquer estratégia de investimento passa por o aforrador ter um plano financeiro de curto, médio e longo prazo. Este plano será depois implementado através da aplicação em produtos com diferentes tipos de características e enquadrado nos objetivos e horizonte temporal de investimento.

Diversifique os seus riscos

A diversificação dos investimentos é fator essencial na carteira da maioria das pessoas. Assim, deveremos procurar uma correta diversificação por produtos com diferentes horizontes temporais de investimento e naturalmente diferentes perfis de risco. Por exemplo, combinar seguros de capitalização com seguros unit linked.

Tenha em atenção o prazo de investimento

Os seguros financeiros são pensados para o investimento de médio e longo prazo. Assim, para horizontes superiores a 5 anos e ainda mais para horizontes superiores a 8 anos, existe uma tributação sobre os rendimentos que é bastante mais favorável. Se quer captar o máximo do potencial de retorno destes produtos tenha em mente estes prazos e pense a sua estratégia para o respeitar.

Quais os benefícios do investimento através de seguros financeiros?

Existem algumas vantagens ou benefícios que poderemos considerar do investimento em seguros financeiros. Genericamente poderemos destacar:

  1. Fiscalidade mais favorável a partir dos 5 anos;
  2. Mecanismo de transmissão aos herdeiros muito eficiente fiscalmente;
  3. Taxas de retorno esperadas superiores às taxas de produtos alternativos;
  4. Liquidez das aplicações financeiras;
  5. Diversificação

As vantagens ou benefícios do investimento em seguros financeiros são diversas mas nunca deverão ser desconsiderados os riscos e o enquadramento destes produtos na sua estratégia de investimento. Nunca se esqueça que o investimento pode trazer riscos que importa conhecer e medir para proceder a uma correta diversificação.

Quais os riscos do investimento em seguros financeiros?

Qualquer ativo financeiro tem benefícios mas também tem riscos. Neste tipo de instrumento financeiro podemos identificar dois tipos:

  • Seguro de capitalização – Risco associado à solidez financeira da companhia de seguros. Nas últimas décadas não houve qualquer situação de problemas graves ou de falências de seguradoras mas não deixa de ser importante selecionar as seguradoras que mereçam a nossa confiança.
  • Seguros Unit Linked – Potenciam maiores níveis de retorno mas também têm mais risco. O risco é o risco associado não à solidez da companhia de seguros mas sim à evolução de carteiras de ativos que têm inerentes diferentes tipos de risco. Importa ponderar a capacidade de gestão da companhia de seguros e enquadrar o perfil do investimento com a tolerância do investidor ao risco.

Qualquer investimento tem potencialidades e riscos que teremos de conhecer para os enquadrar na nossa estratégia de investimento. Os seguros financeiros podem enquadrar-se numa estratégia de investimento mas temos de tomar decisões ponderadas e conhecedores das suas potencialidades e perigos.

Quer começar a investir em seguros financeiros?

Se é seu objetivo começar a rentabilizar as suas poupanças através de seguros financeiros, sugerimos que preencha o formulário abaixo. Será contactado para esclarecer todas as suas dúvidas e para que consiga começar a reforçar as suas poupanças. Comece o quanto antes e dê tempo ao tempo!

Simule aqui a sua Poupança

Termos e Condições

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

1 Comentário

  • Tenho um seguro United link com prazo de oito anos e recebia trimestralmente 295 euros ao sétimo ano tive que optar pela diminuição significativa deste valor para 12 euros para poder garantir o capital investido e a taxa de IRS inerente a depósitos a longo prazo.

Deixe o seu comentário: