Automóvel Seguros

Seguro Automóvel – O Que Acontece Se Alguém Bater Com o Meu Carro?

automóvel
Written by A Carteira

Costuma emprestar o carro a algum amigo e familiar e não sabe o que acontecerá se essa pessoa bater com o carro? Será que pode ser responsabilizado? Veja o que pode acontecer nesta situação e o que fazer ao seu seguro automóvel.

Conheça Todas As Regras

Por vezes temos más experiências com as companhias de seguros. Achamos que estão lá para nos enganar e que aproveitam todos os pretextos para não pagar. Se é certo que muitas vezes utilizam a política do elástico (esticar quase até rebentar) para levar os clientes ao extremo e evitar gastar dinheiro, também é certo que se tiver razão irá receber o dinheiro com a ativação do seu seguro.

Infelizmente, muitas pessoas usam regras e estratagemas para evitar pagar prémios elevados. Por vezes comprometem as coberturas e depois tentam que a seguradora se responsabilize. O certo é que as companhias de seguros vão cumprir com o contrato (mais que não seja em tribunal). Mas o cliente tem também de saber as regras e as coberturas.

O Seguro Automóvel É Válido Para Todos Os Condutores

Ao emprestar o seu carro não acontece nada ao seguro. Ou seja, o seguro automóvel mantem-se válido e assim ficará. O fundamental é que tenha o seguro feito em nome do condutor habitual. De nada vale fazer o seguro em nome do seu pai ou de outra pessoa apenas para baixar o prémio a pagar se for outra pessoa a conduzir habitualmente. Pode até acontecer ter o carro em nome de um familiar e o seguro no nome de outra pessoa, desde que seja o condutor habitual.

Se emprestou o carro e houve um sinistro o seguro irá ser ativado. No entanto, é necessário que o tomador do seguro tenha dado autorização. Ou seja, se o seu carro for roubado e existir um sinistro, aí o seguro não cobrirá nada. Ou se o condutor bater com o carro sem ter carta. Ou se estiver embriagado.

O Que Acontece Se Estiver Numa Situação Irregular?

Pode acontecer que o seu seguro está atualmente irregular. Não há problema nem tem que o comunicar à companhia de seguro. O que tem de fazer é fazer contratar um novo seguro automóvel. Contacte um mediador ou peça um contacto para simulação. Tire todas as dúvidas, negoceie e regularize a sua situação. Nunca se esqueça que não há dinheiro que pague estarmos protegidos de chatices sérias.

Sobre o autor

A Carteira

Deixe o seu comentário: