Automóvel Seguros

Seguro Automóvel – Como Escolher o Melhor Seguro?

seguro auto
Written by A Carteira

A escolha de um seguro, qualquer que seja o seu tipo, implica pesar dois lados de uma mesma balança. Por um lado, as coberturas. Por outro, o preço. Neste artigo vamos falar-lhe de alguns fatores a ter em conta no seu processo de escolha de um seguro automóvel.

Saiba as coberturas que precisa

Quando vamos as compras, se não sabemos o que precisamos ou queremos será muito provável que vamos comprar coisas que não precisamos ou que não são adequadas às nossas necessidades. Assim, o primeiro passo para escolher o melhor seguro auto consiste em perceber quais as coberturas que precisa. E este passo assume-se como mais relevante nos seguros que podem ser mais completos (seguro de danos próprios) pois as coberturas opcionais podem ser diversas.

Sabia que muitas coberturas que estão numa simulação padrão não são precisas? Mas é certo que quanto mais coberturas, maior será o prémio a pagar… pode estar a pagar por coberturas que não fazem qualquer sentido. O mesmo será dizer que pode estar a atirar dinheiro para a fogueira.

Não Foque A Análise do Seguro Auto Apenas No Preço

Já temos alertado para este tópico pois conhecemos diversos casos de pessoas que tiveram más experiências porque se focaram apenas no preço a pagar. É certo que se queremos apenas um seguro de responsabilidade civil (e estamos conscientes dos riscos), então podemos focar-nos quase em exclusivo no preço. Em qualquer dos casos, devemos procurar uma companhia de seguros que nos dê um bom serviço e com quem seja fácil relacionar (daí sugerirmos que recorra a um mediador independente).

Negoceie Os Seguros Em Grupo

É possível juntar todos os seus seguros numa mesma seguradora. Ou ter os vários seguros automóvel da família junto do mesmo mediador. A estratégia é simples de compreender. Tendo mais apólices é possível negociar descontos de quantidade. Ao recorrer a um mediador especializado está já a beneficiar de um desconto de quantidade pois como negoceia os seguros de diversos clientes tem um poder negocial superior. Aliás, à partida já lhe apresenta um desconto comercial (os mediadores têm já um teto de desconto pré-aprovado).

Pesquise a Credibilidade da Seguradora

Como sabemos nem todas as seguradoras são iguais. Umas são mais focadas no seguro de vida. Outras são mais generalistas. Outras focam-se em riscos muito específicos. Acontece que estas diferenças não têm consequências apenas no preço mas também nos níveis de serviço e na credibilidade. Existem diversos fóruns e informações que falam de queixas de clientes (se bem que os devemos ler com alguma cautela e ceticismo pois nas redes sociais critica-se e não se elogia).

Atenção Ao Fracionamento Do Pagamento

Dá muito jeito pagar o prémio do seguro automóvel em suaves prestações. É certo. No entanto, quanto maior for o fracionamento maior será o custo da apólice. Este aumento de custos é justificado por mais custos de cobrança, por custos financeiros e também pelo risco de perder clientes (se pagar uma anuidade a companhia de seguros tem garantido que ficará lá um ano).

Atenção Ao Débito Direto

O débito direto ajuda-nos a garantir que não nos esquecemos de pagar o seguro. É bastante cómodo, mas com a comodidade vem a inércia. A nossa sugestão passa por negociar o seu seguro todos os anos, pelo que ter uma apólice a renovar automaticamente acaba por facilitar que não negoceie o preço. E com isso está a perder dinheiro, porque é na altura da renovação que se conseguem ótimos descontos.

Sobre o autor

A Carteira

Deixe o seu comentário: