Caso a sua empresa tenha um website, sabe como os visitantes se comportam dentro do mesmo?
Conhecer o comportamento dos visitantes dentro de um website é uma excelente forma de obter melhores resultados para a empresa e de tomar melhores decisões. Estes comportamentos podem ser analisados através de mapas de calor.
Ao contrário do que acontece na maioria dos estudos, os mapas de calor ajudam a observar os consumidores ou visitantes sem que o comportamento dos mesmos seja alterado. Claro que isso será muito benéfico para a empresa.
Está curioso quanto a estes mapas?
Antes de mais, o que é um mapa de calor?
Antes de entender como funcionam os mapas de calor, saiba, exatamente, o que estes são. O mapa de calor – ou, em inglês, heat map – é uma representação visual colorida que traduz o comportamento dos visitantes no site.
Com estes mapas é possível entender onde os visitantes tomam mais atenção, como interagem com links ou botões do website ou, até, se existem locais no website que pareçam clicáveis aos olhos dos visitantes e que, na realidade, não são.
Todas as informações obtidas irão permitir-lhe tomar decisões com vista à melhoria do site, pois será estudado o comportamento de pessoas reais sem qualquer influência. Claro que, com estas melhorias, irá melhorar a experiência do usuário.
Apesar de os mapas de calor oferecerem informações valiosas, os recursos usados são muito baixos.
Como usar os mapas de calor para melhorar o seu website?
1. Descubra onde os visitantes carregam dentro do site
Tem dúvidas se as CTAs estão a ter o efeito desejado? Com os mapas de calor é possível entender se os links das CTAs se destacam do ponto de visita dos visitantes. Pode, ainda, analisar dados para melhorar o destaque do link, caso o resultado não seja o desejado.
Outra vantagem está em tornar clicáveis as áreas não clicáveis. Quantas vezes já entrou num website, clicou numa imagem ou num termo que pareciam clicáveis e não obteve qualquer resultado? Fazendo uma análise ao mapa, conseguirá descobrir esse problema e tornar a área clicável.
2. É possível entender como navegam
É importante saber onde os visitantes estão a clicar, mas igualmente importante é conhecer como navegam dentro do site. Essa informação pode ser obtida através dos movimentos do próprio rato e das informações sobre o scroll numa página.
Por exemplo, caso os visitantes não estejam a carregar em links importantes numa página, pode analisar a possível razão. O link devia estar mais próximo ao início do conteúdo? Devia estar mais visível?
A navegação dentro de um site não ajuda apenas a melhorar o design do website e a experiência dos usuários, mas também o próprio marketing. Por exemplo, algumas empresas aumentaram o interesse dos consumidores nos seus e-mails em, pelo menos, 50%.
Além disso, como os comportamentos não estão influenciados, a reação que obtém dos visitantes é 100% genuína.
3. Irá entender qual o impacto de uma mudança na marca
Por vezes as empresas decidem mudar a sua identidade visual, mas os consumidores não se sentem conectados com a nova marca. Os mapas de calor podem ajudá-lo a entender essa falta de interesse.
Se pretende alterar a identidade da sua marca, peça a solução para o seu design de logos e de outros materiais relacionados à marca. Se as cores da marca forem alteradas, também deve fazer essa alteração no website.
Após as alterações, analise os dados obtidos com o mapa de calor e tire conclusões quanto ao impacto da nova identidade visual.
4. Os números são igualmente importantes e devem ser analisados
Por último, sim, o mapa de calor dá muitas informações pertinentes e irá ajudá-lo a tomar decisões mais conscientes e a melhorar a experiência do usuário. Mas existem outros dados que podem levar o seu estudo a um nível mais profundo.
O número de cliques numa CTA, por exemplo, é tão importante quanto saber se visualmente esta é chamativa. Se uma call-to-action for atrativa visualmente, mas tiver um número de cliques pouco satisfatório, devem ser feitas alterações, algo que apenas o mapa podia não mostrar.
Igualmente importante é conhecer o número de cliques por sessão. Essa informação tanto pode mostrar que os visitantes estão interessados no website, como pode espelhar a dificuldade em encontrar o que procuram.
Se pretende melhorar a experiência do usuário dentro do website, esta é uma boa oportunidade para começar.