Empreendedorismo

Transformação digital: 3 formas de se adaptar à mudança

Mudança online
Written by A Carteira

Tem dúvidas sobre o que é a transformação digital e o que pode fazer para se adaptar a esse novo cenário?

A transformação digital já faz parte da nossa vida e é impossível retroceder na presente era ‘online’. Hoje em dia, boa parte das empresas usam a tecnologia para consolidar os seus clientes numa economia em mudança, de forma a melhorar o seu desempenho perante o mercado e manterem-se no topo junto à concorrência.

O conceito de transformação digital deixou de ser uma ideia futurista para se tornar na realidade presente. Como empresário, sabe realmente o que é transformação digital? Sabe exactamente como se adaptar para não ser engolido pelo mercado?

 

O que é transformação digital?

Trata-se de um processo em que as empresas farão uso da tecnologia para mudar a estrutura de sua organização, e assim melhorar o seu desempenho dessa forma conseguir melhores resultados.

Apesar de parecer algo a que todas as empresas aderem sem resistência, na prática não é bem assim. Para tantos empreendedores distantes desta engrenagem digital,  ainda há um conceito errado sobre a passagem para o digital significar apenas uma presença em redes sociais.

Quais os impactos da transformação digital nos seus negócios?

Além de manter o seu universo de trabalho/empresa/ marca mais atualizados e automatizados, quem tem um bom plano integrado no ambiente digital terá lugar à frente dos seus concorrentes, abrirá portas a novos clientes e o seu negócio ganhará outro fôlego, obtendo mais sucesso do que anteriormente.

Muitos especialistas em economia digital alertam os empreendedores: quem não abre a mente para a transformação digital perderá facilmente o lugar que ocupa no mercado, uma vez que outra empresa irá ocupá-lo.

Quem tem ou gere negócios, terá de se adaptar constantemente à realidade e à mudança: o mundo é constante mudança e mudar é aprender e crescer, sendo necessário fomentar essa mentalidade de crescimento todos os dias, sem olhar para trás. O contrário disso seria começar a perder margem de lucro, o que pode fazer com que a sua empresa entre em um processo de declínio.

3 formas de se adaptar à mudança digital:

Dê o primeiro passo e envolva os outros

Num momento inicial é preciso absorver todo o conceito de transformação digital e conseguir identificar e acreditar que o sucesso do seu negócio dependerá em grande medida deste primeiro passo.

Não podemos esquecer que é pelo exemplo que aprendemos e que ‘o exemplo atrai multidões’. E será esse justamente o caminho do sucesso. Basta que uma pessoa acredite, e traga, de forma prática, as ações de transformação digital e que demonstre, com resultados, os benefícios que ela proporciona.

Integre as melhores tecnologias e estratégias

A automatização de alguns processos é uma das formas de transformação digital que pode agilizar as tarefas diárias, promovendo maior rapidez e excelência nos resultados.

Observe o seu negócio e que tipo de hardware ou software pode ser implementado para melhorar os seus processos. Crie uma lista relacionando o custo-benefício de cada tecnologia viável. Depois desta base fundamental, não se esqueça do Marketing Digital e todo o seu pacote: campanhas de anúncios online, redes sociais, blog, email marketing, optimização de sites, vídeo e tudo aquilo em que uma agência de marketing digital o pode apoiar.

Adapte-se para sobreviver

Alguns estudos demonstram que cerca de 67% das compras são realizadas pela internet. Observando esses dados e os seus crescentes números, nunca foi tão importante investir na transformação digital no seu negócio. Isso para já não falar do ano de 2020 e da pandemia que, para o bem e para o mal, acelerou muito todo o universo digital, com muito mais consumidores a terem de aderir às compras de produtos e serviços online, em todas as áreas de atividade.

Já o cientista Charles Darwin dizia que os mais adaptados são os que sobrevivem. Esse conceito é como uma luva para as empresas que não se atualizarem, uma vez que serão absorvidas pelas mais inovadoras lideranças do novo mercado.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário: