Empreendedorismo

Empreendedorismo: para quem é e de que forma fazê-lo?

empreendedor
Written by A Carteira

Qual é a natureza do trabalho de um empresário? É possível prever a evolução do seu negócio, apesar de todos os riscos possíveis? O futuro é feito de uma infinidade de variáveis ​​quantificáveis ​​e relativamente previsíveis? Qualquer um tem a capacidade para ser empreendedor?  Estas e outras perguntas vêm à cabeça de muitos leitores que se querem lançar e de outros que já se lançaram e têm duvidas. Leia o artigo e saiba mais.

Quem pode empreender?

Para ter sucesso no empreendedorismo, é inegável que é preciso ter um certo número de qualidades e desenvolvê-las continuamente. Nem toda a gente tem perfil para ser empresário. O empreendedorismo é uma arte e deve avaliar riscos, ler e documentar-se sobre a área, antes de qualquer coisa.

Um empresário deve ser:

  • criativo, ou seja, deve inovar constantemente e, acima de tudo, se manter competitivo face à concorrência;
  • rigoroso na organização e gestão do seu negócio;
  • modesto: deve ter a distância necessária para se questionar;
  • confiante e seguro, sem ser dogmático. Ele deve ser o primeiro a acreditar no sucesso de seu negócio;
  • ter liderança, ou seja, uma boa força de persuasão para fazer com que aqueles ao seu redor adiram às suas ideias.

Outro ponto muito importante é escolher a mentalidade e o comportamento certo. Um empresário não pode mais pensar como um trabalhador por conta de outrem ou funcionário. Além de assumir a responsabilidade e ter um espírito de combate, de crescimento e de adaptabilidade, sempre alerta para as novas tendências de mercado, deve escolher o tipo certo de empreendedorismo certo para se conjugar com a sua ideia inicial.

O empreendedorismo não pode se limitar a apenas uma forma. Veremos, portanto, as diferentes formas possíveis deste tipo de atitude e gestão.

As diferentes formas de empreendedorismo

‘Criação do zero’ é a criação de um negócio do ponto inicial, sem nada, nem nenhum historial na área. Uma das maiores dificuldades neste caso é a de entrar no mercado. É necessária muita paciência e resistência até estruturas o seu produto da forma ideal, conquistar clientes e convencer os parceiros do projeto.

Outro ponto importante é destacar-se da concorrência . O risco é o mais importante nesta forma de empreendedorismo. O seu plano de negócios deve ser concreto e deve ser complementado com vários estudos preditivos, principalmente em termos financeiros para garantir a viabilidade de um projeto. Antes de qualquer ação de marketing, seja qual for o ramo de atividade, terá de, no mínimo, estudar exatamente quem são os seus concorrentes e seus pontos fortes. Vemos, por exemplo, projetos a florim em várias áreas em tempos de pandemia, como por exemplo empresas de mudanças que olharam para a crise como uma forma de solucionar problemas.

Aquisição de negócios ou atividades

A aquisição de empresas permite que o empresário conte com dados anteriores, como histórico, estrutura e funcionamento. A aquisição pode ser realizada por um indivíduo por conta própria ou por uma empresa já existente.

Intraempreendedorismo

Intraempreendedorismo é o ato de agir como empresário na empresa em que trabalha. O intraempreendedorismo geralmente assume a forma de uma filial ou até de um franchising gerido pela sede da empresa.

Spin-off ou extraempreendedorismo

O spin-off ou extraempreendedorismo é o apoio à saída dos seus funcionários através de uma empresa, ajudando-os a criar suas próprias atividades. Este fenômeno spin-off é freqüentemente encontrado no mundo das novas tecnologias da informação.

Auto-empreendedorismo

O regime do autoempresário aplica-se às pessoas singulares que criem uma sociedade unipessoal para exercer uma atividade comercial, artesanal ou liberal. Esta é uma das mais usada no mundo dos negócios.

Empreendedorismo Social

O empreendedorismo social diz respeito a uma empresa cuja atividade económica foi concebida de forma a criar “valor social”, isto é, a implementar soluções inovadoras para os problemas sociais no domínio do desenvolvimento sustentável, meio ambiente, saúde, educação ou qualquer atividade que beneficie a sociedade.

Ideias base a reter

O empreendedorismo costuma ser uma escolha criteriosa. Poucas pessoas começam o empreendedorismo da noite para o dia, por capricho ou moda.  Além de construir o seu projeto, depois de escolher a forma de empreendedorismo que mais lhe convém, é necessário respeitar as formalidades burocráticas e escolher um estatuto.

O empreendedorismo é uma atitude que se aplica ao mundo empresarial e responde a vários formatos. Mas na sua base está um modo de ser e estar – e esse transversal à vida empresarial e pessoal – que deve estar de acordo com tudo isto. Alguém que tenha um verdadeiro espírito empreendedor dificilmente poderá estar quieto, tranquilo e não ter grande vontade de mudança ou curiosidade perante o mundo. É recomendável uma análise honesta à personalidade e gostos, antes de tudo. Isto aplica-se tanto à escala micro de um pequeno artesão, como a uma escala macro de alguém que cria um grupo de empresas em várias áreas.

Empreendedor: a solução de forma produtiva, positiva e flexível

Tanto o artesão terá de se adaptar ao mercado ao longo dos anos, como o grande empresário – mas o importante será a vontade de ser independente, acreditar na pertinência e valor da sua oferta no mercado e estar sempre disposto a aprender, nunca cristalizando no tempo. A curiosidade, a independência, a força interior e o ímpeto realizador e prático terão sempre de pautar o espírito do empreendedorismo. Um empreendedor liga-se sempre à solução e não ao problema, sem deixar de ser realista, e mudar a direção do seu negócio se o mercado assim o exigir. Eis uma área em que ser é fundamental para vir a estar e realizar.

Depois de entrar no negócio, siga os nossos artigos, porque vai sempre ter de estar a par das últimas informações ou tendências, sejam elas sobre marketing ou impostos. Um empreendedor mantém a estratégia de crescimento, a estratégia de marketing, para além do contacto direto com o meio onde quer negociar, através da leitura e conhecimento adquirido diariamente junto de fontes fidedignas. Siga-nos e boas leituras.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário: