Poupança

Que potência de luz é ideal para a minha casa?

potência da luz
Written by A Carteira

Exceder a potência da luz é um custo desnecessário, mas não ter uma potência suficiente implica que não pode realizar as tarefas do seu dia a dia de forma normal. Atenção ao solicitar a alteração da potência sem consultar um especialista, já que se não tiver a potência suficiente, fará com que o quadro “dispare” e isso pode danificar os eletrodomésticos.

A nossa conta da luz é composta pela energia consumida, pela potência elétrica e ainda as taxas e impostos comuns a todas as companhias, seja EDP ou outras.

Portanto, saber qual a potência elétrica adequada para a nossa casa pode fazê-lo poupar dinheiro ao final do mês. Dependendo dos aparelhos elétricos de que dispomos e do uso que fizermos deles, precisaremos de mais ou menos potência elétrica e, portanto, influenciará o valor da fatura da luz.

O que é a potência da luz?

A potência elétrica é a quantidade de energia que uma casa pode consumir de maneira conjunta. É fundamental ter isso em mente, pois isso altera o consumo de energia da sua casa. Vários são os fatores que fazem variar a potência a contratar para um determinado espaço: dimensões do local, o número de pessoas a consumir energia, bem como o tipo de equipamentos existentes no local.

Como posso saber qual potência de luz devo contratar?

Não há uma solução única para cada caso pelo que a potência a contratar depende de alguns fatores. É normal que uma família de 2 pessoas tenha uma potência diferente de uma família de 5. Caso o seu fornecedor de luz não lhe consiga aconselhar sobre a potência contratada, pode contactar com um eletricista credenciado que poderá ajudar com mais pormenor sobre esta situação.

Níveis de potência elétrica para consumo doméstico

É de referir que a maioria dos clientes contratada entre 3.45 kwh e os 6.90 kwh (potência compreendido para beneficiar da tarifa social). Existem níveis mais baixos (para garantir uma iluminação mínima como uma lâmpada numa garagem ou um frigorífico numa casa de férias).

Como faço a alteração da potência contratada?

Para começar deve avançar com este processo diretamente com a sua companhia elétrica, pois recolhem os dados necessários e avançam com o pedido que terá de ser aprovado pela distribuidora de energia. Pote também recorrer a Selectra Portugal para ter um aconselhamento gratuito sobre o mercado energético e ainda realizar as suas alterações contratuais de forma rápida e sem custos. Para alterar a potência elétrica clique aqui.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário: