Finanças

O Banco não é o Bicho Papão

estratégia
Written by A Carteira

Às vezes temos uma postura demasiado subserviente com os bancos. Achamos que o gerente de conta quer, pode e manda ou temos vergonha de negociar. Porque é que isto acontece? Será que vemos um bicho papão onde existe apenas um leão que precisa de ser domado?

O Cliente tem muito valor…

Em muitas relações comerciais temos a faca e o queijo na mão e fazemos uso dos nossos direitos. Isto acontece porque temos o dinheiro do nosso lado e porque alguém quer que o passemos para o lado de lá. Mas, no caso do banco… parece que tudo se inverte. O banco tem o dinheiro do lado de lá e nós queremos que ele o passe para cá. Assim, acontece como aconteceu num célebre anúncio de comida de gatos… só ouvimos blá-blá-blá temos o crédito aprovado. Só queremos ouvir isso e acabamos por desconsiderar muita informação. E quando isso acontece…

Pagamos muito dinheiro desnecessariamente

Pois é. Quando não analisamos a informação e quando não percebemos o que estamos a pagar, acabamos por pagar demasiado dinheiro de forma desnecessária. E atenção que isso é uma responsabilidade do Cliente. Só podemos contratar aquilo que percebemos e depois de negociarmos. Acreditemos ou não existe sempre espaço para negociação e temos de perder a vergonha.

Onde existe maior desperdício por falta de negociação?

Existem 2 pontos fundamentais quando não negociamos com o banco:

  • Pagamos spreads demasiado elevados;
  • Pagamos demasiado por maus seguros de vida – Não. Não somos obrigados a contratar o seguro de vida no banco. Mas mesmo que o queiramos fazer, temos de negociar as coberturas e o preço.

Por que temos vergonha de negociar?

Temos vergonha de negociar e isso acaba por ser algo cultural, tipo aquela expressão “agarrem-me se não vou-me a ele”. Não é? Temos vergonha ou fazemos cerimónia e esquecemo-nos que os únicos prejudicados somos nós. E se temos assim tanta vergonha de negociar temos de arranjar quem faça isso por nós. E se temos quem faça isso por nós sem qualquer custo, por que não aproveitar?

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário: