Finanças

Vive no estrangeiro e quer abrir conta à ordem em Portugal?

Written by A Carteira

É um hábito trabalhar no estrangeiro mas ter uma conta bancária em Portugal. Em parte por comodidade, porque voltamos a casa nas férias e precisamos de dinheiro. Em parte pela saudade e ligação à nossa terra. Se está nesta situação, veja as alternativas que tem para abrir uma conta bancária em Portugal, adequada às suas necessidades.

Nem todas as contas são iguais

Pretendemos desfazer um mito ou uma imagem muito difundida de que todas as contas bancárias são iguais. Não é verdade. As contas bancárias não são todas iguais. Existe uma vasta oferta bancária e produtos mais adequados para segmentos diferentes. Estas diferenças sentem-se, por exemplo:

  1. Comissões Bancárias;
  2. Taxas de depósitos a prazo;
  3. Sistemas de incentivos e programas de descontos.

O que procurar na sua conta bancária?

Existem diversos estudos sobre as melhores contas bancárias. Tendemos a defender as contas à ordem que isentem os seus clientes das principais comissões bancárias, que tenham todas as comodidades de movimentação dos seus fundos e as principais funcionalidades de uma conta à ordem, bem como um banco que potencie a remuneração das suas poupanças. Parece muito? Parece difícil juntar tudo num único banco? Talvez…

Escolheu mudar e tem agora de abrir a sua conta à ordem…

Se já optou por mudar de banco é altura de proceder à abertura da sua conta à ordem. Se está no estrangeiro, tem 4 alternativas:

  1. Abrir a conta quando voltar de férias – Talvez seja pouco prático e com grande probabilidade não nos parece que seja razoável que vá ocupar o seu pouco tempo de férias a tratar de papeladas desta natureza;
  2. Abrir a conta à distância – Esta alternativa passa por enviar toda a papelada por via digital. No entanto, tem aqui o problema da validação de documentos e das assinaturas. Será muito complicado, mas mesmo assim ainda é possível;
  3. Abrir uma conta numa plataforma digital – Têm aparecido instituições Fintech que lhe proporcionam algumas valências de uma conta à ordem. Falamos de plataformas como o N26 ou o Revolut. Estas plataformas podem até servir de substituto à conta que tem aí no estrangeiro.
  4. Abrir uma conta com um processo completamente digital – Os bancos em Portugal estão a lançar as suas ferramentas para permitir abrir contas à distância. Estas ferramentas poupam muito tempo e tornam a abertura de conta muito mais conveniente.

Qual o banco que lhe sugerimos?

Existem diversos bancos que respeitam as condições que enumerámos mais acima. No entanto, o que nos parece mais vantajoso em termos de comissionamento, remuneração da conta à ordem e dos depósitos a prazo (este banco tem lançado diversas campanhas de taxas de juro muito acima das taxas médias de mercado) e conveniência de abertura à distância é o Banco BNI Europa.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário: