Poupança

4 caminhos para poupar no Natal

Poupar online
Written by Carolina Pereira

Sabia que existem soluções para poupar no Natal?

O stress do Natal tira-lhe a calma e alegria que a época natalícia deveria trazer-lhe? Chega ao final do Natal e sente que gastou mais do que deveria?

Deixamos-lhe algumas dicas para poupar no Natal…

1 – Fazer listas

As compras tendem a ser mais racionais e mais de acordo com o budget que realmente podemos gastar quando são bem pensadas. Basta que escreva antes o que precisa, numa nota no seu telemóvel ou no seu bloco de notas. Idealmente liste:

  • Todas as pessoas para quem tem de comprar prendas
  • As prendas que gostava de dar a cada pessoa
  • O valor máximo que pode gastar em cada prenda (e não ultrapasse esta meta quando for fazer as suas compras)
  • Faça um uma pesquisa rápida na internet e selecione os artigos que, na prática, vai comprar. O Comparador de preços da DECO  pode ser uma boa ajuda para perceber se as promoções são realmente de confiança e existem também plataformas para comparar produtos que podem ser úteis.

Além de dar mais sentido às suas compras, porque tem um objetivo, estas listas facilitam o processo de compra e permitem-lhe poupar dinheiro através de um consumo racional.

2 – Aproveitar as promoções e os cupões

Uma vez feita a sua lista tem de passar à ação.

A Black Friday é já esta semana e tem preços mais competitivos (com descontos dos 15% aos 50%) que compensam para quem gosta de antecipar a compra e já escolheu o presente ideal para a sua família, amigos ou cara-metade. Como é um dia em que os centros comerciais estão particularmente concorridos acaba por compensar fazer as suas compras online e aproveitar uma vasta gama de marcas e produtos a preços simpáticos.

Outra opção são promoções flash das marcas que, estrategicamente, aproveitam esta data para descer os preços em determinados dias. As promoções especiais para quem tem cartões de cliente e de fidelização das suas marcas de eleição também são interessantes.

Mas atenção… é muito importante que se foque em ser racional, só assim conseguirá poupar no Natal!

Por um lado, deve comprar só o que precisa evitando que a comunicação atrativa desta época o faça sair das lojas com mais do que o planeado e, por outro, verifique se não está a ser enganado.

3 – Prendas manuais

As prendas que são feitas por quem oferece têm muito mais significado pelo investimento de tempo e esforço, são personalizáveis e podem ser uma opção mais económica.

Aqui ficam algumas sugestões de prendas que pode fazer, consoante o seu tempo, gosto e habilidade:

  • Compotas
  • Bolachinhas
  • Bijuteria
  • Álbuns de fotografias personalizados
  • Peças decorativas
  • Quadros

4 – Amigo secreto

O Natal é feito de tradições e, do bolo rei aos sonhos, há coisas que não podem mesmo faltar. No entanto, os toques de modernidade também assentam bem nesta quadra e podem torná-la mais divertida. Uma ideia fun e económica que pode tentar instaurar no seu natal (nos grupos de amigos e até em família) é o amigo secreto.

Em vez de dar muitas prendas, dá apenas uma por grupo, ao seu amigo secreto, e recebe apenas uma, do seu amigo secreto. Além de poupar muito tempo em listas e em centros comerciais, consegue dar e receber prendas melhores, que vão realmente ao encontro daquilo de que todos precisam. E a melhor parte… o amigo secreto permite criar uma dinâmica de grupo divertida e que junta todos, à imagem da ideia basilar do conceito de Natal.

Se conseguir colocar em prática algumas destas dicas, estamos certo que acabará por conseguir poupar no Natal.

Sobre o autor

Carolina Pereira

Deixe o seu comentário:

NOS


<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo