Uncategorized

Marketing performance – o que é e porque é importante para o seu negócio?

Se já ouviu a expressão Marketing Performance, mas não sabe exatamente ao que se refere, quais os seus benefícios ou como poderá aplicar esta estratégia à sua empresa ou negócio, descubra as respostas neste artigo.

Quando lê uma revista e passa rapidamente à frente as páginas de publicidade, as marcas que pagaram para ter os seus produtos na revista nunca vão saber quanto tempo se deteve na página ou se comprou o produto em questão.

É precisamente isso que faz o Marketing de Performance, mas no digital. O marketing de performance é uma categoria do marketing digital, 100% focada em resultados.

Hoje em dia, as campanhas de marketing de performance conseguem avaliar tudo, desde o alcance da publicação, da taxa de conversão, e até mesmo o desempenho individual de um simples post patrocinado. Essa nova era de marketing orientado por dados veio trazer aos anunciantes informações valiosas sobre o desempenho dos seus anúncios pagos, o que os ajudou a otimizar as suas campanhas de acordo com várias métricas.

Assim, o planeamento das campanhas e a criação de estratégias podem ser totalmente focadas nas análises de desempenho.

O que torna o Marketing de Performance especial?

O Marketing de Performance é uma combinação de publicidade e inovação que ajuda as marcas e os negócios a expandir-se no digital. As campanhas são altamente segmentadas de acordo com as variantes mais importantes para cada negócio ou marca (idade ou localização do público-alvo, por exemplo), ou seja, cada campanha é altamente personalizável, de modo a que todos possam ter sucesso e obter resultados. O marketing de performance feito corretamente gera oportunidades para todos os negócios.

O que diferencia o Marketing de Performance de outros meios de publicidade?

Ao contrário de outras formas de publicidade tradicional, em que as taxas são pagas antecipadamente e não dependem do sucesso dos anúncios, os anunciantes no marketing de performance pagam apenas por transações bem-sucedidas. O marketing de desempenho desafiou com sucesso a proposta de valor da publicidade tradicional e permite também a medição em tempo real do ROI (Return on Investment).

Quais são os benefícios do Marketing de Performance para o seu negócio?

São muitos os benefícios em criar campanhas de marketing de performance, mas destacamos os seguintes:

  1. Desempenho fácil de medir
  2. Baixo risco
  3. Foco no ROI
  4. Eficácia 100% mensurável.

Graças às novas tecnologias e às plataformas de anúncios avançadas, todas as suas métricas de campanhas são acompanhadas e todas as ações são medidas (cliques, visualizações, etc.)

O que lhe dizem as campanhas de Marketing de Performance?

Como já vimos neste artigo, este tipo de campanha é altamente mensurável ao mais ínfimo detalhe, e o melhor é que poderá sempre otimizar as suas campanhas para que sejam cada vez mais eficazes e mais orientadas para os resultados que pretende obter (ex: mais vendas, mais conversões de leads em clientes). Por exemplo:

  • Custo por Clique (CPC) no anúncio, ou seja só paga quando alguém clica no seu anúncio;
  • Custo por Lead (CPL): só paga se um clique converter numa lead.
  • Custo por Mil Visualizações (CPM): só paga quando o seu anúncio é visto por mil pessoas, ou seja, só paga a cada mil pessoas que visualizam o seu anúncio.
  • Custo de Aquisição (CPA): só paga quando um anúncio gera um cliente, ou seja, quando o anúncio tem um clique, que gera uma lead que se torna cliente.

Cada uma destas estratégias tem os seus benefícios e nem sempre é mais vantajoso otimizar uma campanha por CPA.

Empresas de Marketing de Performance e como podem ajudar o seu negócio

Porém, se CPA, ROI, CPC ou CTA são conceitos que ainda lhe soam a chinês, mas gostaria de aplicar estratégias de Marketing de Performance ao seu negócio, saiba que há empresas que fazem esse trabalho por si. Uma empresa como, por exemplo, a Convert, criam campanhas e anúncios em várias plataformas e vai acompanhando os resultados para, depois, apresentar ao cliente relatórios que evidenciam para quantas pessoas o anúncio foi exibido, quantas dessas pessoas clicaram nele, quantas pessoas foram parar ao site e quantas pessoas realizaram uma venda, se abandonaram o carrinho a meio da compra, etc.

Todas estas informações servem não apenas para aumentar vendas, mas para aprender também no que poderia melhorar os seus claims, imagens e usabilidade do seu site.

No fundo, as empresas de Marketing Performance oferecem-lhe um verdadeiro raio-x ao seu negócio e orientam os resultados para irem de encontro aos seus objectivos.

Sobre o autor

Catarina Alves de Sousa

Formada em Comunicação, Cultura e Jornalismo, co-fundadora dos projectos Bloggers Camp e do Blogging for a Cause. Autora do blog Joan of July e autora do livro “Licenciei-me… e agora?”

Deixe o seu comentário:

NOS


<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo