Poupança

ATL Braga

ATL em Leiria - Férias baratas para crianças
Written by Gisela Marques

Propomos uma selecção de actividades de férias para as crianças que sejam um pouco menos dispendiosas em vários distritos do país – escolhemos a linha abaixo dos 100 euros a pensar na sua carteira. Para uma boa parte dos educadores portugueses o final da época escolar e as férias grandes podem ser uma dor de cabeça. As nossas sugestões vão ajudá-lo.

Centro Internacional de Artes José de Guimarães

O centro dedicado à obra do artistas plástico José de Guimarães propõe para estas férias duas oficinas diferentes para os mais novos:

  • Cartografia Imaginária – Oficina de Criação Artística – Expressão Plástica – Localização geográfica, linguagem, sistema político, religião, tradições, rituais… A partir destes e outros elementos, nasce uma nova cultura, um admirável mundo de possibilidades imaginárias. Inspirados pela colecção do CIAJG, construímos mapas, alfabetos, figuras e objectos. Do imaginado ao real, cria-se uma civilização, ora esquecida, ora projectada no tempo, através da transformação de matérias moldáveis que dão origem a uma exposição. E uma visita guiada pela mão dos próprios criadores desta cartografia criativa.
  • Estranhofone – Oficina de Criação Artística – Construção Sonora – Para escutar e observar, para re-escutar e re-observar, para reconfigurar, redimensionar, para reutilizar e revalorizar, para descobrir e redescobrir, para fazer e refazer, para experimentar, para tocar. Este é o processo de contacto com um estranhofone, dispositivo com potencial sonoro invulgar ou dissemelhante. Para construir esta estranhofonia, usam-se barulhos marginais e objetos fora de prazo. E, para dar o tom, há que operar som e objeto, abstrato e concreto, música e escultura, objeto falante e objeto cénico. No final, apresentam-se melodias e outras estranhezas em público.

Local: Av. Conde Margaride, 175 - Guimarães
Duração: de 25 a 29/6 e de 9 a 13/7/2018
Horário: 9:00 - 18:00
Idade: 6 - 15 anos
Preço: 30€/semana/ 55 c/almoço (existem outras modalidades)
Centro Cultural Vila Flor
Um dos grandes centros culturais no norte do país, que aposta sempre na qualidade da programação, propõe uma actividade intitulada Assembleia da ‘CidadeDeTodosOsTempos’.  Ao longo do dia, o tempo ficará suspenso, permitindo que cada habitante possa escolher um tempo para ficar e possa ainda fazer dos agoras, dos antes ou dos depois de amanhã uma infinidade de mundos… ´fingindo que está, sonhando que vai, inventando que volta`.
A oficina fora do tempo inspira-se em Mia Couto, António Portillo, Alan Lightman e Michael Ende, para criar breves momentos performativos, a partir da exploração de texto, voz e corpo.

Local: Avenida D. Afonso Henriques, Guimarães
Duração: de 2 a 6/7/2018
Horário: 9:00 - 18:00
Idade: 6 - 15 anos
Preço: 30€/semana/ 55 c/almoço (possibilidade de inscrição 
em 3 semanas (c/desct.), em articulação com o Centro José de Guimarães)
Criactiv- Estúdio Criativo

Este projecto de férias criativas tem todo um conceito por trás. Estimular a criatividade das crianças longe da tecnologia, contactar com a natureza, fazer exercício, yoga ou meditação são algumas das matrizes da filosofia do estúdio de Márcia Sobral, que organiza também aniversários e outras oficinas em Braga. A alimentação é biológica. Há 2 tipos de programas: as férias criativas, com ocupação diurna, e 2 retiros residenciais para crianças de 11 a 15 anos – o Retiro no Mar e o Retiro no Gerês.

Férias criativas (com temática semanal):

  • Acrobática
  • Mar e surf
  • Quinta e equitação
  • Gerês e geocaching
  • Música e instrumentos
  • Pinhal e surf
  • Geocaching e investigadores da natureza
  • Teatro e artes performativas
Local: Av. João XXI Loja 667 R/C - Braga
Duração: de 2/7 a 31/8/2018
Contacto: 918 729420 
Idade: 5 - 13 anos/ Retiros: 11 - 15 anos
Preço: 85 semana (viagens, materiais, seguro, lanche incluído + 3,5 por almoço); 
Retiro Gerês: 120 semana; Retiro Mar (Ofir): 150 semana

 

Veja também:

As melhores actividades de férias para crianças

Sobre o autor

Gisela Marques

Gisela Marques é formada em comunicação social. Trabalhou sobretudo na imprensa escrita na área cultural, tendo passado pelos universos da edição e do audiovisual. Faz crítica especializada para a imprensa e escreve na Carteira sobre temáticas diversas, da Cultura às Finanças Pessoais.

Deixe o seu comentário:

NOS


<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo