Poupança

Blogues de cozinha (para fugir à rotina e poupar)

Blogues de Cozinha
Written by Gisela Marques

O pino do Verão e o mês de férias por excelência para muitos portugueses pede calma. Tempo para dar atenção a assuntos para os quais não há tempo na lufa-lufa diária. Em matéria de cozinha precisamos de ir beber nova inspiração, não pesar demasiado no orçamento e manter a saúde.

Para se inspirar quando as ideias faltam há múltiplos blogues (e páginas dos seus autores nas redes sociais) que pode seguir, quer sejam de profissionais da nutrição, de amadores de cozinha ou de pessoas que procuram um estilo de vida saudável.

São uma tendência nos últimos anos e há muitos com os quais se pode identificar (ou não!). Uma parte deles tem livros publicados, canais de vídeos e e-books (por vezes gratuitos) com receitas e dicas para os seus seguidores. Deixamos pistas sobre alguns que pode seguir:

Cinco quartos de laranja

Da autoria de uma professora de profissão, Isabel Zibaia Rafael, o blogue já remonta a 2006, depois da sua autora se ter inspirado num livro de Joanne Harris. Uma ideia de relacionar a comida com a vida, com os sentimentos e com a família. Apaixonada por comida e a criatividade que lhe associa, gosta de viajar, visitar mercados, ler e experimentar receitas. A cozinha portuguesa é o seu ponto de partida, sem esquecer outras influências. Além dos livros, dá workshops e pode encontrar inspiração neste blogue seguindo subdivisões como ‘receitas rápidas’, ‘o que levar para o trabalho’ ‘fazer pão’ ou ‘jantares’.

Your Happy New You

A autora é uma engenheira electrotécnica de Lisboa. A maternidade originou em si uma mudança e alguns problemas de saúde que não conseguiu resolver por via convencional. Aprofundou depois conhecimentos na via da alimentação saudável, tendo mais feito mesmo formação no Institute for Integrative Nutrition, em Nova Iorque. Ganhou bases de nutrição holística e coaching na área da saúde que a ajudaram, e decidiu partilhá-las com o mundo para apoiar outros no seu caminho. Oferece programas de coaching alimentar de grupo, individual e de família. Tem workshops, receitas e dicas e uma secção de ‘bem-estar’ que vai das escolhas de beleza ao autoconhecimento.

Nem acredito que é saudável

Sara Oliveira, a autora do blogue, é formada em Medicina Tradicional Chinesa, o que a despertou para seguir uma alimentação equilibrada. Daí surgiu a necessidade de preparar pratos que fossem nutricionalmente ricos, mas também simples e ‘não aborrecidos’. Juntou as perguntas que lhe faziam nas consultas à ideia de levar um momento de felicidade aos que comem os pratos que confecciona. Afirma a sua paixão por aprender e experimentar. Tem, no sangue, uma família do Alentejo – esse território ‘onde as cozinhas tinham falta de recursos, mas nunca de imaginação’. Para além das receitas, a autora do blogue oferece a rubrica “adapta a minha receita”. Tem uma receita que adora e quer torná-la mais saudável? Experimente pedir à Sara.

Please Consider

Joana Limão, a cara por detrás do projecto Lemonaid, tem agora um novo blogue, o Please Consider. Diz que ‘gostar e seguir o que é natural, simples e inteiro’ a levou aos projectos nesta área. Estudou Design e Culinária, trabalhou em restauração e hotelaria e, mais tarde, escolheu optar por um estilo de vida mais saudável e consciente e partilhá-lo, com sucesso, na blogosfera. Tem colaborado com marcas, criativos e espaços de restauração. Para além do blogue e das receitas, dá workshops, faz menus e é chef para eventos privados.

As minhas receitas

Quando iniciou o seu blogue em 2006, nem passava pela cabeça da sua autora, Joana Roque, com formação em turismo, vir a ter livros publicados e um dos blogues mais conhecidos na área.  Joana, que ganhou o gosto de cozinhar com a mãe e a avó, não gosta de desperdiçar alimentos e por isso os reutiliza em muitas das receitas que propõe.

Marmita

Sandra Santos é uma designer da margem sul do Tejo, que queria ser fotógrafa. Para juntar o design, fotografia, culinária e viagens, criou o Marmita onde publica receitas económicas e de fácil confecção. Partilha receitas inspiradas na culinária internacional, especialmente de Espanha, Itália ou Ásia.

Ananás e Hortelã

Inês Ginja, veterinária, e autora do blogue, cresceu ligada à natureza e uma mãe e avó que sabiam cozinhar. Confessa que tira muitas vezes inspiração dos alimentos que tem no frigorífico e até dos restos que sobram. O blogue tem fotos bonitas e bem produzidas e muitas receitas apetecíveis para partilhar.

Manias de uma Dietista

Bárbara Araújo é formada em dietética e tem experiência em nutrição clínica. Quando foi mãe desenvolveu os conhecimentos na área da nutrição na gravidez e pós-parto e nutrição infantil. O blogue tem receitas para todos os gostos – sem glutén, sem lactose, do paleolítico, para bebés e crianças, gravidez ou pós parto.

Casal Mistério

É um dos projectos originais da blogosfera nesta matéria e o cabeçalho do blogue explica-o bem: “ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo”. Não dão a cara, porque o segredo é a alma do negócio. Por entre a espuma dos dias e um aguçado espírito crítico, partilham opiniões, receitas, momentos de dieta e momentos de gula e prazer – tudo junto. O projecto evoluiu e já tem livros, vídeos e está dividido em receitas, restaurantes, hotéis, roteiros e gins.

Sobre o autor

Gisela Marques

Gisela Marques é formada em comunicação social. Trabalhou sobretudo na imprensa escrita na área cultural, tendo passado pelos universos da edição e do audiovisual. Faz crítica especializada para a imprensa e escreve na Carteira sobre temáticas diversas, da Cultura às Finanças Pessoais.

Deixe o seu comentário:

NOS


<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo