Poupança

Como fazer o seu orçamento familiar para poupar dinheiro?

orçamento familiar
Written by A Carteira

Por que motivos um dos principais conselhos dos consultores financeiros para gerir melhor o dinheiro é fazer um orçamento familiar? Quais as suas potencialidades? Para que serve? Estas e outras perguntas serão respondidas de seguida, esperando convencê-lo da importância de fazer o seu orçamento familiar, nem que seja uma vez na vida.

Fazer um orçamento é mesmo uma seca?

Apontar todas as despesas e custos diários é uma tarefa chata. Certamente que temos mais do que fazer do que andar a apontar os custos que temos com os almoços, com as revistas ou com as pastilhas elásticas. Apesar de ser chato talvez existam alguns motivos para que seja uma recomendação recorrente. Talvez porque é preciso?

Para o ajudar nesta tarefa e para que se torne menos penosa, sugerimos algumas etapas:

  1. Identifique o seu rendimento, tendo especial atenção em distinguir o que é fixo (algo que é garantido) e o que é variável (aquilo que não temos a certeza que iremos receber e que podemos mesmo não receber).
  2. Identifique as suas despesas com rigor pelo menos durante 30 dias seguidos.
  3. Analise, pense, pesquise e corte custos.

Como cortar custos e poupar?

No ponto anterior sugerimos que para poupar dinheiro bastará fazer uma identificação com precisão daquelas que são as suas despesas todos os meses. Isto passa por analisar todos os custos, analisar os contratos e as suas características. De seguida, estará em condições de perceber se as despesas são ajustadas ou se tem de cortar custos e renegociar contratos. Neste contexto, é fundamental que ataque todos os custos, nomeadamente:

O que fazer ao dinheiro?

Ao fazer um orçamento familiar vamos encontrar muitos focos de corte de custos. Uma dica muito útil passa por considerar a poupança como uma das despesas fixas que temos todos os meses. Se o fizermos, com recurso a um programa de entregas programadas, aumentamos em muito a probabilidade de conseguirmos atingir os nossos objetivos de poupança.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário: