Poupança

Compras online: saiba onde comprar e poupar

Poupar online
Written by Gisela Marques

Celebrou-se no mês de Maio o Dia Mundial da Internet e, atentando a factos e números, é clara a conclusão de que as compras online estão a crescer em Portugal. O país está ainda baixo da média da Europa e tem um potencial enorme de crescimento. Estima-se que 67% das pessoas sejam utilizadores de internet, sendo que 48% fizeram compras online em 2016. Ainda segundo dados internacionais, como os do E-Shopper Barometer Report, as categorias mais procuradas são a moda, a electrónica, a cosmética/saúde e os livros.

Destaca-se uma outra tendência, o comércio por telemóvel, com os smartphones cada vez mais usados para comprar online em Portugal (47%, mais 6 pontos percentuais face ao ano anterior) e acima da média europeia (39%).

Mais de 1/4 dos portugueses (25,6%) comprou pelo menos uma vez num website estrangeiro, bastante acima da média europeia de 19,2%. Os três países principais onde os e-shoppers portugueses compram mais continuam a ser China (54%), Reino Unido (51%) e Espanha (40%), embora a China esteja a tornar-se cada vez mais popular.

Convenhamos que por mais estranheza que possa causar ao início, comprar online tem inúmeras vantagens no que às finanças pessoais diz respeito: poupa tempo (o tal bem escasso e que não se compra!); pode poupar bastante dinheiro por ter acesso a um mercado muito maior e porque este tipo de sites negoceia em escala; poupa nas tentações escusadas de consumo (direcciona-se só para o que realmente precisa) e tem maior privacidade.

A tendência mais notada neste sector é a conjunção dos vários canais de venda – a loja virtual associada à loja física, que, por cá, continua a merecer a preferência dos consumidores. O conceito é o da autonomia assistida, em que o consumidor compra/encomenda online, mas gosta de ter uma loja física para trocar ou reclamar.

Damos-lhe alguns exemplos de sites para comprar o que precisa, ajudá-lo a reorganizar a carteira e “descomplicar” a vida, neste caminho que é, claramente, uma via de futuro:

 

 

Sobre o autor

Gisela Marques

Gisela Marques é formada em comunicação social. Trabalhou sobretudo na imprensa escrita na área cultural, tendo passado pelos universos da edição e do audiovisual. Faz crítica especializada para a imprensa e escreve na Carteira sobre temáticas diversas, da Cultura às Finanças Pessoais.

Deixe o seu comentário:

NOS


<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo