Poupança

Conta de Serviços Mínimos Bancários – Vale a pena?

contas bancárias
Written by A Carteira

Recentemente foram criadas as contas de serviços mínimos bancários, contas que têm associado um conjunto de serviços a um custo controlado por lei. Neste artigo vamos dar-lhe a nossa opinião sobre estas contas e responder à pergunta: será que vale a pena abrir uma conta de serviços mínimos bancários?

Em primeiro lugar, o que é uma conta de serviços mínimos?

A conta de serviços mínimos bancários é uma conta que tem um conjunto de serviços a um preço reduzido. Do rol de serviços destacamos:

  • Cartão de débito, essencial para que possa movimentar a sua conta nos mais diversos locais;
  • Acesso ao serviço de homebanking;
  • Transferências interbancárias, com um limite de 24 transferências por ano (para algumas pessoas é pouco);
  • Possibilidade de fazer débitos diretos, como em qualquer conta bancária.

Qual o custo das contas de serviços mínimos?

O custo é uma variável cada vez mais importante pois as comissões têm vindo a ser aumentadas de forma consistente ao longo dos últimos anos. No entanto, fazemos notar que em qualquer serviço temos de relacionar e ter sempre em mente a relação entre o custo que suportamos e o serviço que temos. Se aqueles serviços são suficientes, poderá fazer sentido abrir uma conta de serviços mínimos e pagar uma comissão controlada que não poderá ser superior ao equivalente a 1% do valor do Indexante de Apoios Sociais (IAS).

Será que existem alternativas mais interessantes?

Numa altura em que a concorrência bancária se faz notar, é fundamental ter em mente que existem bancos que se destacam por não cobrar comissões bancárias nos principais serviços. Existem instituições que não cobram comissões de manutenção, comissões de cartões e comissões de transferência bancária. Assim sendo, estas instituições e as suas contas à ordem são sempre mais interessantes que uma vulgar conta de serviços mínimos bancários.

Quais os melhores bancos para a sua conta à ordem?

Se quiser ter uma conta bancária sem custos poderá fazer sentido conhecer a análise da melhor conta à ordem ou da melhor conta ordenado da Reorganiza. Destapamos o véu e destacamos as contas do ActivoBank e do Banco BNI Europa ?. Estes bancos têm um conjunto de vantagens. Destacam-se pelo custo e no caso do Banco BNI Europa ainda remunera a sua conta à ordem e confere taxas muito simpáticas nos depósitos a prazo.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário: