Poupança

Vale a pena ter uma conta bancária em moeda estrangeira?

moeda estrangeira
Written by A Carteira

Temos recebido algumas perguntas sobre as vantagens e desvantagens de abrir uma conta em moeda estrangeira. Neste artigo vamos ajuda-lo a refletir sobre a importância (ou não) de ter uma conta numa moeda diferente do Euro, sendo de destacar as contas em dólares americanos.

Qual o seu objetivo?

A primeira pergunta a que temos de dar resposta é qual o objetivo em ter uma conta em moeda estrangeira? Recordamo-nos de alguns motivos que podem justificar:

  • Diversificar os riscos, especialmente se pensarmos que existem desafios na Zona Euro;
  • Eliminar o risco cambial, caso tenhamos o hábito de fazer compras em moeda estrangeira;
  • Aproveitar diferenças de taxas de juro, especialmente numa altura em que existe uma grande diferença entre taxas de depósitos em euros e em dólares dos EUA.

Quais os riscos de ter uma conta bancária em moeda estrangeira?

Este é um ponto importante a ter em conta. Não existe propriamente o risco de perder o seu dinheiro, na medida em que as regras do fundo de garantia de depósitos se mantêm independentemente da moeda em causa. No entanto, se costumamos fazer despesas em euros, ao termos o dinheiro noutra moeda estamos a correr o risco cambial. Em poucas palavras, se o dólar desvalorizar irá perder dinheiro. Claro que o inverso também é verdade.

Qual o potencial de retorno dos depósitos noutra moeda?

A taxa de retorno irá depender das taxas praticadas em cada momento para a moeda em questão. Nesta altura existe uma diferença interessante entre as taxas de juro dos depósitos a prazo em dólares e em euros, simplesmente porque nos EUA o Banco Central Local (FED) tem taxas muito superiores às taxas na Zona Euro (como bem sabemos, as taxas EURIBOR estão em valores negativos).

O que fazer?

Se o seu objetivo é encontrar um banco com taxas de juro nos depósitos a prazo mais interessantes, parece-nos que existe essa solução nas contas em euros de alguns bancos. Por exemplo, as taxas dos depósitos do Banco BNI Europa têm taxas de juro superiores a 1%. Se contudo preferir fazer depósitos em dólares, neste mesmo banco terá de ter um  mínimo de 5.000 dólares e aí poderá ter uma taxa de 1.82%.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário: