Poupança

Depósitos a Prazo Ou Certificados de Aforro?

poupança
Written by A Carteira

Vimos noutros artigos que os depósitos a prazo são empréstimos a um banco e que os certificados de aforro são empréstimos ao Estado. Detalhamos também algumas das suas principais características. Neste artigo queremos comparar estes dois produtos para o ajudarmos a escolher qual o que se adequa mais às suas necessidades.

Vantagens dos Depósitos a Prazo

  • Facilidade de acesso e desmobilização (pode ser online e imediata);
  • Existência de um Fundo de Garantia de Depósitos
  • Vantagens dos Certificados de Aforro
  • Taxa de juro mais elevada;
  • Montante mínimo de investimento mais reduzido;
  • Existência de um prémio de permanência que pode ser bastante interessante;
  • Interessante para prazos superiores a 3 meses pois a fórmula de cálculo de juro tem essa periodicidade;
  • Garantia Estatal.

O Que Escolher?

Se tiver de escolher entre estes dois tipos de produtos é claro que os produtos mais interessantes são quase sempre os certificados de aforro. Permitem investimentos de montantes mais baixos, com mais liquidez e com menos risco (se bem que para a maioria das pessoas o risco é praticamente idêntico).

E Se Não Olhar Para Estes Produtos Como Substitutos?

É possível e talvez recomendável não olhar para estes produtos como substitutos mas sim como complementares. Assim, caso queira gerir a sua tesouraria e as poupanças de curto prazo, poderá ter um bom depósito a prazo que lhe permite uma liquidez mais imediata e confortável. Para prazos mais alargados poderá privilegiar os certificados de aforro e beneficiar dos prémios de permanência que são muito relevantes.

Olhe Bem Para As Taxas de Juro

Quando falamos em poupanças para prazos alargados diferenças de taxas de juro que nos parecem pequenas ganham dimensões mais expressivas. Se no curto prazo não há grande diferença entre uma taxa de 3% e uma taxa de 3.5%, no longo prazo podemos estar a falar de várias centenas de euros a menos na sua conta bancária.

Infelizmente, as taxas atualmente não se assemelham às taxas referidas, com exceção de depósitos promocionais que visam captar a sua atenção e incentivar a abertura de conta. De notar, no entanto, que estas taxas promocionais podem levar a pensar que o banco e o serviço não são os melhores… mas não podia estar mais enganado. Vários destes bancos podem ajudá-lo a poupar muito dinheiro (por exemplo em comissões) e a ganhar dinheiro em produtos de investimento muito interessantes, ao mesmo tempo que parecem ser mais seguros do que os restantes bancos.

Uma Última Nota

Não se esqueça de comparar a oferta de vários bancos e olhe sempre para as comissões que lhe cobram. Por exemplo, pode ter um depósito a prazo com uma taxa superior num banco mas o nível de comissões de manutenção de conta fazer com que acabe por perder dinheiro mudando o seu depósito para outro banco. Há bancos que não cobram comissões e que ainda remuneram a conta à ordem. Em finanças, as palavras de ordem são pesquisa e informação. Com informação poderá sempre negociar e poupar dinheiro. Para ajudar preparámos uma tabela de comparação dos melhores depósitos a prazo.

Sobre o autor

A Carteira

Deixe o seu comentário:

NOS


<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo