Poupança

Dicas de poupança importantes para quando fazemos compras em hipermercados

ajustamento
Written by A Carteira

Fazer compras em supermercados e hipermercados pode parecer trivial e simples, mas na realidade é tudo menos isso e importa estar atento para não se gastar muito mais do que se deve.

Dicas para fazer corretamente compras no supermercado

  • Planear as refeições da semana, quinzena ou mês antes de ir ao supermercado;
  • Fazer uma lista prévia de compras apenas com os bens necessários evitando não só comprar alimentos supérfluos como também esquecer qualquer coisa que depois terá que comprar à pressa na mercearia da esquina que pratica preços mais altos;
  • Evitar ir às compras com fome para não ser aliciado com o aspeto apetecível de alguns alimentos;
  • Comparar os folhetos promocionais de dois ou três estabelecimentos e escolher aquele que em média apresenta melhores vantagens;
  • Não ir às compras com pressa nem com o supermercado muito cheio para evitar sentir que tem que se despachar e comprar com menos atenção às características dos produtos;
  • Ter atenção quando leva as crianças as compras, já que as crianças são os alvos preferidos de muitas das campanhas de marketing e podem tentar persuadi-lo a comprar bens supérfluos e vencê-lo pelo cansaço;
  • Confirme os preços quando pagar.

Para além destas, existem três dicas importantes e que muitas vezes são esquecidas. Tenha em consideração também estas dicas importantes:

Compare o preço dos produtos entre marcas

Compare o preço dos produtos entre marcas, não esquecendo de verificar o preço por kg/unidade e o peso do produto. Muitas vezes o preço por kg/unidade é mais elevado, mas o produto é mais barato em comparação com o do lado. Esta situação acontece quando as quantidades são diferentes. Neste caso o produto com o valor por kg/unidade maior teria uma quantidade menor do que o do lado.

Cuidado com as promoções

Nem sempre o que está em promoção é mais barato. Mais uma vez, compare com os produtos concorrentes considerando a quantidade e o valor por kg/unidade para conseguir ter o melhor produto na relação custo / quantidade e com isso poupar dinheiro.

Confirme os preços

Confirme que o valor marcado na prateleira corresponde mesmo ao produto a que está alinhado. Muitas vezes há produtos mais caros que são alinhados com as etiquetas dos preços mais baixos. Verifique sempre que o descritivo do produto é o mesmo e esteja atento na hora de pagar.

As despesas de supermercado são uma das principais despesas das famílias pelo que seguir algumas dicas de poupança no supermercado pode fazer muito bem pela saúde do seu orçamento familiar.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:

NOS


<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo