Poupança

Divórcio – Como Gerir As Suas Finanças Pessoais?

crédito habitação
Written by A Carteira

É sabido que os divórcios são um flagelo social crescente não só pela componente emocional mas também pelos impactos financeiros nas duas famílias. Neste artigo damos algumas dicas para a gestão das suas finanças nesta altura tão sensível.

Divórcio – Um Flagelo Financeiro

Se o divórcio é uma certeza e se já não há volta a dar ao casamento é altura de tratar da transição. O divórcio é uma das principais causas de problemas financeiros nas famílias. Os custos mantêm-se (ou mesmo aumentam) e os rendimentos são divididos por duas famílias. É altura de rever o seu orçamento familiar e questionar-se sobre a lógica de todas as despesas. É momento de repensar os seus vários contratos, negociar o que houver para negociar.

Fechar As Contas Conjuntas

Uma das prioridades será fechar as contas conjuntas e decidir o que fazer aos débitos diretos e aos cartões associados. Não é incomum continuar a ter movimentos das duas pessoas nas contas bancárias o que acaba por gerar confusão e pode trazer problemas a prazo.

Se tem a oportunidade sugerimos que enquanto as coisas estão bem fechem as contas em conjunto e tratem de estancar custos que não fazem sentido continuar a existir naquela conta.

Consultem O Mapa Do Banco De Portugal

Outra prioridade que deverão procurar será a consulta ao mapa de créditos do Banco de Portugal bem como à base de dados de contas bancárias de ambos os cônjuges. Infelizmente com alguma probabilidade irá encontrar créditos que o seu marido/mulher fez sem o seu consentimento (por exemplo, cartões de crédito). No momento do divórcio estes créditos deverão ser liquidados ou esclarecidas as responsabilidades pelo pagamento.

O Que Fazer À Casa De Família?

Existe muito valor sentimental associado à casa de família. É um elemento de estabilidade especialmente para famílias com filhos. No entanto, o valor do imóvel é algo que deve ser considerado tendo em conta o valor de mercado e não o valor sentimental. Façam uma análise ao valor de mercado e se necessário vendam a casa e mude cada um para uma outra casa.

Cautela Quanto Ao Crédito Habitação

Um alerta importante prende-se com a possibilidade de ter de mudar os titulares do crédito habitação. Tenha em atenção que o seu banco não poderá aumentar o spread do crédito por fazer esta alteração. Se precisar de ajuda bastará contactar-nos para um aconselhamento mais personalizado.

E As Poupanças Do Casal?

O valor das poupanças é algo que também deverá ser considerado. Muitas pessoas têm os fundos de pensões e os planos poupança reforma que os empregadores fizeram. Estas poupanças são muitas vezes esquecidas mas devem ser consideradas como valores da família.

Um casamento é algo extraordinário. Um divórcio traz muita confusão e problemas. É fundamental limitar estes problemas e os seus estragos ao máximo, tendo em atenção que o agravar de problemas tende a trazer alguma infidelidade financeira que deverá acautelar. Se não há mesmo nada a fazer pelo casamento (muitas vezes há) é tempo de mitigar os estragos.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:

NOS


<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo