Poupança

Porque não estão os portugueses a poupar dinheiro?

Written by A Carteira

Poupar dinheiro é um conceito que a maioria das pessoas acredita, mas poucos conseguem praticar o que torna a sua vida financeira problemática.

Existem várias razões pelas quais as pessoas podem achar difícil poupar dinheiro, estas são algumas das desculpas mais comuns:

Eu não sei onde posso poupar.
Eu não sei poupar dinheiro.
Eu não tenho dinheiro suficiente para poupar.
Os preços aumentaram e agora não consigo poupar.

A grande maioria dos portugueses tem, pelo menos, um destes sentimentos e a verdade é que a taxa de poupança dos portugueses tem descido drasticamente. Para termos uma ideia, a % de dinheiro que os portugueses poupam face aquilo que ganham, desceu de 12,9% em 1995 para 5,1% em 2017, segundo um estudo da Pordata. Estes números ainda se tornam mais graves, quando olhamos para a restante média da União Europeia e constatamos que a taxa média de poupança dos países europeus em 2017 situa-se acima dos 12%.

É urgente invertermos este processo e garantir que os portugueses percebem a importância de construir uma poupança. Deixamos algumas dicas que podem ajudar neste processo:

Saldar as suas dividas

No início pode não parecer uma poupança, mas é claramente. Créditos Pessoais, Cartões de Crédito, créditos ao consumo têm um grande peso no orçamento dos portugueses. Não contraia mais créditos enquanto não liquidar os antigos.

Renegoceie o Crédito Habitação

A grande maioria dos portugueses tem casa própria com crédito habitação associado. A prestação do Crédito representa uma despesa significativa para cada família e taxas Euribor estão a começar a subir. Deve procurar renegociar os spreads e assim baixar a prestação mensal. Há empresa, como a Reorganiza, que o podem ajudar neste processo e sem custos.

Construa reservas de emergência

Reservas de emergência são apenas isso, dinheiro que deve ser utilizado apenas em caso de extrema necessidade. Use em para arranjos do carro inesperados ou uma emergência médica, não numa viagem de sonho. Crie uma poupança automática do seu salário e deixe este fundo de emergência crescer lentamente. Esperamos que nunca precise de usá-lo.

Pode ser fácil perder a motivação enquanto poupa porque os resultados não são imediatos, para ter sucesso é fundamental manter-se motivado ao longo de todo o processo. Uma forma é criar pequenos objetivos de curto prazo. Quando atingir esses objetivos, não se esqueça de recompensar-se com um jantar no seu restaurante favorito ou num outro programa que valorize, utilize uma pequena parte da poupança (por exemplo 10%) para essa recompensa. O objetivo é poupar, mas o objetivo é que consiga poupar 200€ e gaste 20€ com a recompensa, vai ver que acaba por poupar mais do que se não recebesse este pequeno prémio.

Sobre o autor

A Carteira

Deixe o seu comentário:

NOS


<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo