Crédito

Como poupar dinheiro com o Crédito Habitação?

Written by A Carteira

Se acompanha as notícias certamente terá percebido que o mercado imobiliário está em crescendo. Seja pelo aumento da procura para arrendamento de curta duração seja por portugueses que pretendem uma casa maior. O certo é que o preço das casas tem subido pelo que, se procura mudar de casa, talvez possa fazer sentido acelerar o processo de procura e contratação do seu crédito habitação. Neste artigo vamos mostrar-lhe como pode poupar dinheiro com o crédito habitação.

Qual o valor máximo da sua casa?

O primeiro passo antes de iniciar o processo da escolha da sua próxima casa passa por perceber qual o valor máximo que pode oferecer. Este valor costuma estar associado ao valor que conseguirá dispor no seu orçamento familiar para o pagamento da prestação ao banco.

Depois de perceber o espaço que tem no orçamento familiar é altura de utilizar o simulador crédito à habitação que permitirá simular o valor máximo que se adequará ao valor que tem disponível no seu orçamento. O simulador permite analisar diversos cenários e sugerimos que tenha uma análise conservadora pois uma subida das taxas de juro deve ser comportável no seu orçamento.

Tem dinheiro para dar de entrada?

No processo da contratação de um crédito habitação é fundamental que tenha em mente que precisa de ter dinheiro para dar de entrada. As novas orientações do Banco de Portugal impossibilitam que consiga ter um financiamento de 100% do valor do seu imóvel. Assim, esteja preparado para ter alguma poupança para dar de entrada e para pagar os custos iniciais e impostos respetivos.

Pesquise e negoceie

Depois de ter feito o “trabalho de casa” é altura de se colocar em terreno e pesquisar diferentes alternativas para a sua futura habitação. Existem diversos portais que lhe permitem uma escolha rápida e uma comparação efetiva dos preços de mercado. Assim, faça a sua pesquisa, marque as suas visitas e não se esqueça de negociar o preço. Nos dias que correm a margem negocial tende a não ser elevada mas existe sempre algum espaço, nunca nos esquecendo que o não está sempre garantido.

Escolha o melhor crédito habitação

O último passo de todo o processo passa por escolher o melhor crédito habitação para o seu caso concreto. Este passo envolve também pesquisa e negociação das melhores condições, tendo em conta que um crédito habitação é uma relação de longo prazo com uma instituição financeira. Assim, tenha atenção a:

  1. Credibilidade da instituição de crédito e seu nível de serviço;
  2. Spread contratado;
  3. Custos associados e cross-selling exigido;

Como no caso da escolha da casa, é também necessário que negoceie as condições com a instituição de crédito. Assim, a nossa sugestão passa pela análise da oferta de vários bancos e pela escolha do banco com as melhores condições globais. Mais uma vez, não se foque apenas no spread pois existem diversos custos “escondidos” que acabam por encarecer em muito a sua prestação ao final do mês.

Próximo passo? Sugerimos que utilize o simulador crédito à habitação e que veja qual seria a sua prestação e respetivos encargos. A escolha da melhor casa e do melhor negócio e a contratação do melhor crédito permitem poupar muito dinheiro pelo que deve olhar para o tempo despendido no processo como um investimento.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

1 Comentário

  • Na maior parte das vezes, só nos lembramos de poupar na alimentação, poupar no cartão de crédito, poupar numa grande maioria de situações do quotidiano. No entanto, são poucas as pessoas que se preocupam em olhar para esta rubrica no que concerne a poupança, pois acham que não é possível poupar mais.
    O renegociar também, deve ser prioritário

Deixe o seu comentário:



<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo