Tem sido frequente apresentar dicas de poupança na Carteira. Algumas exigem mais ginástica financeira do que outras, mas todas têm o mesmo propósito: maximizar o seu dinheiro para que seja aplicado naquilo que realmente quer e que lhe dará proveito. Neste artigo vamos dar-lhe algumas dicas para poupar dinheiro nos combustíveis
Como poupar dinheiro no combustível?
A este nível, aplicar estas dicas em produtos de poupança será sempre o melhor princípio. Hoje falamos do modo de poupar com os combustíveis. A forma mais habitual de poupar com os combustíveis passa por escolher o posto de gasolina mais económico e, em simultâneo, procurar conduzir de forma suave, para rentabilizar melhor o investimento. Mas sabe que a maneira, ou a altura do dia, em que coloca o combustível também pode ter influência?
Toda a redução de custos é uma poupança!
Estamos a falar de reduções pequenas, mas são sempre poupanças. A primeira dica é que é preferível abastecer o automóvel em alturas do dia com a temperatura mais baixa. Ou seja, no período da manhã cedo ou da noite mais avançada. A razão é simples. Quanto mais frio, mais condensado está o combustível, o que faz com que cada litro tenha mais quantidade efetiva. Quando está mais calor, as partículas ficam mais dilatadas e, por conseguinte, há mais desperdício.
Cuidado com a força com que carrega na pistola
Se não quiser ficar condicionado por estes horários, lembre-se que a força com que se carrega na pistola do combustível também tem influência. Já reparou que quando carrega com a máxima força sente mais o cheiro do combustível a evaporar-se? Isto é a manifestação do desperdício que tem por abastecer com a máxima força. Se, pelo contrário, abastecer mais devagar estará a colocar todo o combustível que realmente irá pagar, sem qualquer desperdício.
Não deixe o depósito no fim
Para terminar, também há o argumento que devemos encher o depósito sempre que está a meio e não deixar que baixe desse nível. Quanto menos quantidade de ar estiver no depósito, menos possibilidade há de dissipar o combustível na altura do abastecimento. Estas são algumas dicas que não custam nada pôr em prática e acabarão por traduzir-se em poupança. São valores pequenos, mas não se esqueça que o somatório de muitas pequenas poupanças acabará por fazer-se notar na gestão das suas finanças pessoais (por exemplo, se cortar as comissões bancárias que paga irá conseguir aumentar o valor dos seus produtos de poupança ou investimento).