Poupança

Quanto vale o trabalho doméstico para a sua família?

trabalho em casa
Written by A Carteira

O trabalho doméstico é algo de muito importante no funcionamento de uma casa e de uma família, apesar de muitas vezes passar despercebido. Neste artigo propomos que se questione acerca do valor monetário real que o trabalho doméstico assume no contexto da sua família.

O que é o trabalho doméstico?

O trabalho doméstico é um tipo de trabalho não remunerado cujo objectivo é a limpeza e a manutenção do espaço doméstico. Este tipo de trabalho, apesar de ser frequentemente menosprezado, reveste-se de uma grande importância já que dele dependem directamente a higiene e arrumação de toda a casa.

Quem o realiza?

Neste contexto, falamos de trabalho feito por quem habita propriamente a casa, não incluindo assim o trabalho efectuado pelas empregadas domésticas remuneradas.

É importante referir que, mesmo quando existe uma empregada doméstica, esta tem um conjunto de tarefas e um horário de trabalho. Logo, existe sempre tarefas extra por realizar fora das funções e dos horários das empregadas domésticas.

O trabalho doméstico tem um valor real no seu orçamento familiar?

Consideramos trabalho como um conjunto de acções ou actividades realizadas com o fim de atingir uma determinada meta ou objectivo.

Mesmo que esse trabalho não seja remunerado, o mesmo tem sempre valor pelo esforço que implica e pelo tempo despendido. Como tal, é inevitável concluir que o trabalho doméstico contém, em si, um valor monetário real, ainda  que o mesmo seja difícil de contabilizar.

Basta pensar que, quando se contrata uma empregada para fazer esse trabalho, o mesmo é remunerado. E não é diferente daquele que é feito por quem mora nessa casa.

Gerir todas as tarefas domésticas

O trabalho doméstico é real e ocupa tempo e espaço em contínuo, já que irão sempre existir muitas tarefas por realizar.

Lembre-se que organizar as suas tarefas domésticas vai-lhe permitir criar uma rotina mais bem estruturada e ganhar mais tempo para a sua família. Se procura sugestões para organizar melhor o seu trabalho doméstico, consulte o nosso artigo «Como suavizar o impacto do trabalho doméstico na sua vida familiar»

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:

NOS


<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo