Poupança

Como suavizar o impacto do trabalho doméstico na sua vida familiar?

Dados móveis - poupar dinheiro
Written by A Carteira

Já falámos aqui sobre a importância do trabalho doméstico e do seu impacto no orçamento familiar. Neste artigo, apresentamos algumas sugestões para facilitar e minimizar a carga que o trabalho doméstico pode trazer à sua família.

O trabalho doméstico tem impacto na vida familiar?

A vida familiar é composta pelas mais variadas atividades. Para além dos empregos dos pais, da escola das crianças, dos passeios fora e do tempo passado em casa, muitas outras acontecem. E, em paralelo, há muitas tarefas em casa que têm de ser feitas: cozinhar, arrumar, limpar, lavar a loiça, lavar a roupa, passar a ferro, aspirar… entre outro sem fim de tarefas domésticas que muitas vezes não têm um fim à vista.

Gerir todas estas tarefas, principalmente quando há crianças em casa, pode-se tornar muito complicado e por vezes até extremamente cansativo.

Profissionalize o trabalho doméstico e ganhe tempo

Não existe só um impacto em termos orçamentais quando falamos em trabalho doméstico. Existe um risco real de exaustão e de cansaço ao experimentar no dia-a-dia todas estas tarefas que, na verdade, nunca se esgotam nem nunca vão estar acabadas.

Para que possa ver alguma luz ao fundo do túnel, deixamos algumas sugestões para profissionalizar o trabalho doméstico por forma a simplificá-lo ao máximo e assim reduzir a sua carga horária, deixando mais tempo e espaço para a sua família e para si:

  • Delegue: não se convença que é a única pessoa a fazer certas tarefas na perfeição e confie nas capacidades dos outros;
  • Partilhe tarefas: não tem que ser só uma pessoa a fazer todas as tarefas. Numa conversa informal e descontraída, partilhe tarefas de acordo com os pontos fortes e gostos de cada um. Lembre-se que não tem que haver uma divisão milimétrica das mesmas;
  • Faça menus semanais ou mensais e utilize listas de compras: maximize o tempo e faça uma lista de compras de acordo com o planeamento alimentar para toda a família, por forma a evitar ficar tempo desnecessário no supermercado (e também consegue poupar dinheiro);
  • Cozinhe refeições extra e congele: reserve um dia por semana e faça dois ou três pratos, congele e ganhe tempo no final de um dia de trabalho ou fim de semana;
  • Divida as tarefas domésticas por dias: não concentre todas as tarefas domésticas só num dia. Divida-as ao longo da semana, sobrando assim mais tempo para a família ao fim de semana.
  • Peça ajuda aos seus filhos: as crianças a partir dos 2-3 anos têm capacidade para começar a fazer pequenas tarefas. Atribua tarefas aos seus filhos, faça um quadro e coloque-o num lugar visível para todos para uma melhor orientação de toda a família.

E lembre-se: ganhar um pouco mais de tempo para a sua família também está nas suas mãos. Aproveite estas e outras sugestões e comece a planear já!

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:

NOS


<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo