Poupança

Tem desconto no IRS se comprar o material escolar nas lojas das escolas

Loja escolar mais barata
Written by Gisela Marques

À beira de Setembro, muito se tem falado sobre vouchers e livros gratuitos, poupança em material escolar, cadernos de exercícios/packs pedagógicos e tudo o mais que os alunos precisam para o regresso às aulas. Perceba agora se comprar dentro da própria escola compensa.

O que muitos pais e encarregados de educação ainda desconhecem é que as lojas escolares/ livrarias escolares dos estabelecimentos de ensino vendem o material escolar de que os estudantes precisam e que – apenas e só as compras nessas lojas – permitem a dedução em IRS.

A maior parte do material escolar deixou em 2015 de poder ser usada como despesa de educação dedutível no IRS, devido à taxa aplicada de IVA (23%).

Actualmente, só as compras de material escolar efectuadas nas escolas, nomeadamente as sujeitas à taxa de IVA de 6% ou isentas, podem entrar nesta categoria de dedução e ajudar a baixar o IRS.

Feitas as contas, pode descontar 30% do valor do material escolar comprado nas escolas na categoria de educação, cujo limite é de 800 euros.

Para chegarem a este valor máximo, as famílias têm de gastar um total de 2.666,66 euros em educação.

Se quiser comprar o material escolar fora das instituições de ensino, com a referida taxa de 23%, este entra na categoria das despesas gerais, cujo limite é de 250 euros.

Terá de fazer contas para o seu caso e o número de educandos que tenha, mas, de uma forma geral o que pode acontecer é que a loja escolar apresenta um preço já bastante competitivo, embora a marca branca das grandes superfícies possa chegar a suplantar esse valor nalguns produtos.

No entanto, nomeadamente no material específico para algumas disciplinas mais ligadas à educação visual e tecnológica, o material pode não ser muito durável e deparar-se com situações em que ‘o barato sai caro’.

 

Sobre o autor

Gisela Marques

Gisela Marques é formada em comunicação social. Trabalhou sobretudo na imprensa escrita na área cultural, tendo passado pelos universos da edição e do audiovisual. Faz crítica especializada para a imprensa e escreve na Carteira sobre temáticas diversas, da Cultura às Finanças Pessoais.

Deixe o seu comentário:

NOS


<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo