Reforma

Como equilibrar o sistema público de pensões?

Mota Soares
Written by A Carteira

Acreditamos que vamos ter reformas? Talvez sim. Ou talvez seja um pensamento esperançado mas sem fundamento? Neste excerto da entrevista ao Dr. Pedro Mota Soares, anterior ministro da Segurança Social, falamos de como equilibrar o sistema público de pensões.

Trabalhar a poupança dos portugueses

Um dos grandes pilares para equilibrar o sistema público de pensões consiste no aumento da receita. Existem muitas formas de aumentar as receitas mas neste caso Pedro Mota Soares sugere como interessante a possibilidade de os particulares poderem aumentar as suas poupanças para as suas reformas, de forma voluntária. Sugere ainda que a este aumento de contribuição, por exemplo mais 1% do vencimento, possa corresponder uma contribuição adicional por parte das empresas.

Contrato de transparência com os contribuintes

Uma segunda proposta de Pedro Mota Soares consiste na celebração de um contrato de transparência entre os contribuintes e a Segurança Social. Na prática, um dos principais motivos pelos quais as pessoas não têm a consciência do atual estado da Segurança Social passa pela falta de informação. Recentemente foi disponibilizado um simulador para o cálculo das pensões mas propõe ir mais longe. Propõe que todos os  anos seja enviada uma simulação ao contribuinte para que este possa perceber o atual estado das suas contribuições e dos seus direitos.

Temos de poupar durante toda a vida ativa

Uma das ideias defendidas na entrevista e com a qual nos revemos bastante consiste na necessidade de criarmos o hábito de poupar durante toda a vida ativa. Não podemos cometer o erro de deixar a poupança para a reforma para os últimos anos de vida. Temos de começar a poupar o quanto antes para deste modo aumentarmos a probabilidade de atingirmos os nossos objetivos. E para isso temos de poupar. E depois temos de investir para obter outros níveis de retorno.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:

SIMULE JÁ O SEU CRÉDITO COM A NOSSA AJUDA!