Empreendedorismo Opinião

Devemos esperar que os preços no imobiliário continuem a subir?

Written by A Carteira

Os preços das casas estão a valores proibitivos para a generalidade dos portugueses. Quer esteja à procura de casa para viver ou para arrendar, talvez faça sentido conhecer a opinião do Diretor Geral da CBRE em Portugal. Será que os preços vão continuar a subir?

Subidas de preços não deverão ser generalizadas

Francisco Horta e Costa não está convencido que os preços irão continuar a subir desta forma. Acredita que os preços do imobiliário residencial em Portugal possa subir marginalmente e que a exceção poderão ser alguns imóveis mais icónicos ou únicos.

Porque diz isto?

Os preços dos imóveis em algumas zonas das principais cidades do País, nomeadamente Lisboa e Porto, encontram-se ao nível de algumas das cidades de primeira linha na Europa. Ou seja, os preços de €10.000 por metro quadrado das zonas do Príncipe Real, por exemplo, estão ao nível dos preços praticados em Paris ou em Madrid. Assim, estas zonas acabam por estar em “competição” com outras cidades, sendo que a subida de preços ao ritmo do passado tornava estas zonas menos competitivas.

Deveremos ter chegado à estabilização de preços

A principal mensagem que é passada nesta entrevista passa pela visão de que deveremos ter atingido um patamar de estabilização de preços (e não tanto que estamos a viver uma bolha no imobiliário). É certo que o turismo e os arrendamentos de curta duração podem ainda ter o seu impacto na relação oferta e procura, mas as oportunidades não deverão ser tão evidentes assim.

Qual a solução para a classe média em Portugal?

A próxima vaga deverá ser a promoção imobiliária em zonas periféricas e menos centrais, sendo que aí será possível ter soluções para a classe média portuguesa que deverão situar-se em valores mais reduzidos, como sendo o patamar que ronda os €3.000 por metro quadrado.

É certo que é impossível prever o futuro. É certo que os preços podem continuar a subir mas talvez esteja na altura de avaliar outras alternativas, como sendo o mercado de arrendamento. Se por outro lado está à procura de soluções para investimento, talvez faça sentido conhecer a visão de Francisco Horta e Costa para as melhores zonas para investir em Portugal.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:

SIMULE JÁ O SEU CRÉDITO COM A NOSSA AJUDA!