Empreendedorismo Opinião

O mercado imobiliário em Portugal vive uma bolha?

Written by A Carteira

Esta é uma pergunta que muitas pessoas já se fizeram. Aliás, quer estejamos a comprar para viver ou para investir é fundamental perceber se o nível de preços é sustentável ou se estará o mercado sobrevalorizado. Neste artigo vamos procurar dar uma resposta, com o apoio de Francisco Horta e Costa, Diretor Geral da CBRE.

Como são realizadas as compras de imóveis?

É fundamental perceber o que tem suportado a subida de preços. Francisco Horta e Costa refere-nos que o que tem estado a suportar a subida de preços são as aquisições com recurso maioritariamente a capitais próprios. A procura nas grandes cidades é realizada por estrangeiros e por investidores que estão capitalizados. É certo que podem recorrer a algum endividamento (como o caso do crédito habitação), especialmente tendo em conta a descida acentuada das taxas de juros. Mas fundamentalmente temos compras com grande peso de capitais próprios.

O Crédito Habitação tem estado agora a subir

Nos últimos meses temos visto uma subida da procura por crédito habitação, depois de diversos anos em que este crédito esteve bastante deprimido ou mesmo parado. Nos últimos tempos temos visto um aumento de regulação por parte do Banco de Portugal e ainda não tem sido possível a compra com recurso apenas a crédito, o que acaba por induzir um maior rigor na concessão de crédito, que protege o mercado de alguma correção.

Portugal está mais sexy

A procura por Portugal tem sido suportada por um desenvolvimento extraordinário das cidades portuguesas. As nossas cidades estão muito mais cosmopolitas e vemos muita evolução na última década, o que tem reflexos no Turismo e nas soluções que têm de ser criadas para responder a esta procura crescente (o que pode justificar que não estamos a viver uma bolha no imobiliário?). Surge-nos aqui um risco que se prende com o equilíbrio entre os residentes e os turistas mas esse é um problema que é bom de se resolver.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:



<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo