Opinião Poupança Reforma

Qual o papel dos benefícios fiscais na promoção da poupança?

Mota Soares
Written by A Carteira

Durante muitos anos os Planos Poupança Reforma dispunham de benefícios fiscais para promover a poupança para o longo prazo. Quem não conhece as campanhas de marketing a apelar ao reforço do PPR no final do ano? Neste artigo vemos a opinião de Pedro Mota Soares sobre o papel dos benefícios fiscais na captação de aforro de longo prazo.

Historicamente não teve grande impacto

Contrariamente ao que muito se fala, Pedro Mota Soares refere que tendo em consideração a evolução da subscrição de PPR, os benefícios fiscais não tiveram assim tanto impacto na promoção da poupança das famílias portuguesas. Assim, refere outra estratégia mais interessante para a promoção da poupança e que envolve a responsabilidade social das empresas.

Deslocar os benefícios fiscais…

Uma proposta que o ex-ministro apresenta passa por envolver as empresas no esforço de poupança dos seus funcionários, enquadrável nas suas estratégias de responsabilidade social interna. Propõe que por cada euro entregue pelo funcionário a empresa entregue um euro adicional no seu fundo de pensões ou PPR, com um limite de por exemplo 1% do vencimento do funcionário.

Para que esta proposta possa ser viável financeiramente para as empresas aquele benefício fiscal poderia ser deslocado do funcionário para a empresa. Na prática, o funcionário veria assim a sua poupança aumentada automaticamente (na prática, teria um retorno de 100% logo no primeiro mês) e a empresa seria compensada por este custo adicional em forma de benefício fiscal.

Uma última nota…

Os benefícios fiscais diretos podem não ter um grande impacto na poupança das famílias podendo mesmo ser mais expressivos para as famílias com mais rendimentos. No entanto, existem outros benefícios, nomeadamente no que toca à taxa de imposto sobre as mais-valias e rendimentos que esses sim são de grande relevo. Ou seja, é possível investir as suas poupanças pagando menos impostos se investir quer em PPR quer em seguros financeiros.

 

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:

SIMULE JÁ O SEU CRÉDITO COM A NOSSA AJUDA!