Poupança Reforma

O sistema de pensões atual é justo?

Written by A Carteira

Sabe como são financiadas as pensões actualmente em Portugal? Tem ideia de estar a pagar as pensões dos reformados e não vir a ter uma pensão? Ou acha que está a pagar a sua pensão futura? Pedro Mota Soares responde-nos à pergunta “Será o sistema Pay-as-you-go justo?”

Que sistema é este?

Antes de mais, é importante perceber como são financiadas as reformas em Portugal. O sistema é denominado de pay-as-you-go que significa que são as pessoas que estão a trabalhar que estão a pagar as reformas daquelas que lhes precederam. Logo, é fundamental que exista um número semelhante de trabalhadores ao número de reformados.

Não se coloca uma questão de justiça

Quando o sistema público de pensões foi criado esta questão não se colocava. Não se falava de uma questão de justiça na medida em que o sistema era equilibrado. Aquele equilíbrio entre reformados e ativos era bastante saudável pelo que era possível criar-se um fundo de estabilização que pudesse precaver eventuais alterações.

Pedro Mota Soares refere que se o sistema fosse hoje criado provavelmente teríamos optado por um sistema de financiamento diferente. No entanto, o custo de alteração de um sistema de repartição como o que temos para um sistema de capitalização (onde as pessoas têm uma conta em seu nome e onde o valor das suas reformas resultado daquilo que contribuíram mais o retorno dos seus investimentos) é um custo muito avultado. O problema é que quanto mais tempo demorarmos a fazer a mudança maiores serão os custos. Ou seja, o tempo não nos é favorável.

Como resolver este problema?

A questão então que se coloca é como é que nós conseguiremos garantir reformas dignas às pessoas que estão atualmente a fazer as suas contribuições. Como é que garantimos a justiça do sistema e como evitamos que as gerações atuais venham a ver os seus direitos defraudados no futuro.

Para ver as estratégias sugeridas propomos que veja como aumentar a poupança em Portugal e como equilibrar o sistema público de pensões. Conheça também os PPR e os seguros de capitalização e veja como podem contribuir para a sua segurança financeira.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:

NOS


<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo