Poupança Seguros

Seguro de Casa: o que está realmente coberto?

habitação- escritura
Written by A Carteira

Em Portugal temos estado cada vez mais sensíveis à importância de segurar a nossa casa contra riscos, como o de incêndio, raio ou explosão, fenómenos sísmicos, inundações ou tempestades. Percebemos a importância de defender o nosso património. Mas será que teremos tudo indemnizado e reposto, ou haverá limites a estas coberturas. Tenha atenção à regra proporcional.

Quanto vale o seu imóvel?

Para saber o valor do imóvel temos de apurar três fatores:

  • Valor do terreno
  • Valor da construção
  • Valor de mercado

Para a contratualização de um seguro é essencial apurar corretamente o valor da construção. Este valor é algo que depende do tipo de construção e acabamentos, da dimensão, da idade do imóvel e, claro, da localização. Em algumas seguradoras, o capital seguro da apólice é apurado em função do valor da construção, ou da reconstrução.

Qual o capital seguro do imóvel?

O valor da reconstrução é o que está na base do capital seguro do imóvel. Sendo que no caso de propriedade horizontal, o valor de reconstrução deve corresponder ao valor da fração autónoma mais o proporcional das partes comuns. O valor deste adicional é algo que deve ser aprovado nas reuniões de Condóminos. Por vezes surgem dúvidas nos casos dos imóveis com crédito habitação, mas também nestes casos o que conta para o seguro é o valor da reconstrução.

E se o valor de reconstrução for mais elevado do que o capital seguro?

Nos casos em que o capital seguro é uma percentagem do valor da reconstrução, mesmo que o valor do capital seguro seja superior ao valor da reconstrução, a seguradora só pagará até essa percentagem. Esta é a chamada regra proporcional. Imaginemos que o capital seguro é um valor que corresponde a 70% do valor da reconstrução. Se assim for, o que estamos a dizer é que apenas transferimos 70% do risco para a seguradora e os outros 30% continuamos a ser nós a assumir. Ou seja, a seguradora apenas suporta 70% das perdas, deduzidas das eventuais franquias.

Mas atenção, pode sempre ter um seguro que cobre até um determinado limite de capital seguro, não se aplicando a regra proporcional. Se não tem bem presente as condições do seu seguro, contacte a sua mediadora e fique mais conhecedor da sua realidade. Em última análise, fica mais protegido e poupa dinheiro com os seus seguros…

Como poupar dinheiro nos seus seguros?

Se o seu objetivo é poupar dinheiro nos seguros sugerimos que preencha o formulário de contacto. Poderá poupar dinheiro no seguro de vida do crédito habitação e no seguro multiriscos sem qualquer dificuldade. Será contactado para uma simulação sem compromisso nem qualquer custo. Com a Carteira pode poupar dinheiro sem esforço!

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:

NOS


<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo