Crédito

Cartão de Crédito ou Crédito de Baixo Valor?

crédito
Written by A Carteira

A época do ano que nos aproximamos, o Natal, leva as famílias a recorrerem em demasia ao consumo. Este fenómeno é justificado por inúmeros argumentos, mas há dois deles que são os mais evidentes: 1) vivemos numa sociedade que é altamente estimulada pelas mensagens de consumo 2) vivemos numa sociedade com facilidade de acesso ao crédito, nomeadamente através do uso cartão de crédito.

A boa utilização do cartão de crédito

Um cartão de crédito pode ser uma boa forma de gerirmos o nosso dinheiro, pois se o pagarmos na modalidade de 100% estaremos a recorrer a crédito de forma gratuita, por um período que pode ir dos 20 aos 50 dias. Além desta característica de poder não pagar juros pela utilização do cartão, este tipo de produto também costuma ter associadas algumas regalias como descontos ou isenções de custos, ou mesmo a modalidade do cashback.

A má utilização do cartão de crédito

A principal razão para os bancos permitirem que os clientes tenham tantas facilidades e benefícios com os cartões de crédito, é porque a banca sabe que é muito fácil utilizar o cartão para fazer compras de impulso. Essa falta de discernimento fará com que o cliente fique a pagar de forma faseada. Desta forma vai pagar por essa compra um conjunto de mensalidades que não saberá quando terminará e que lhe custará muito mais do que o preço de venda.

As taxas de juro de um cartão de Crédito

A análise aos cartões de crédito é muito variada, pois há cartões para todos os gostos. Uns com mais prémios e taxas de juro mais elevadas, outros mais clássicos e com taxas mais baixas. Mas dentro do leque de taxas praticadas no mercado estamos a falar de TAN’s médias de 12% a 13%.

Como ter acesso a crédito de baixo valor e de baixo custo?

Não é surpresa para ninguém que a taxa de juro num crédito pessoal seja mais baixa que num cartão de crédito. Mas pode ser que seja novidade para si, saber que estão a vulgarizar-se produtos de crédito pessoal vocacionados para montantes mais baixos. Estamos habituados a pensar no crédito pessoal para montantes mais elevados, mas também como forma de competir com os cartões de crédito, têm aparecido algumas ofertas muito interessantes. A este nível, destacaria o crédito Puzzle, que permite ter um financiamento entre 500€ a 5.000€, com prazos até 48 meses e taxas de juro abaixo da média dos cartões de crédito. Este produto é recente no mercado português, mas tem tido grande aceitação, uma vez que pode recorrer a este tipo de financiamento através de um processo exclusivamente online.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário: