Finanças

Qual é a diferença entre saldo contabilístico e disponível?

cartões de crédito
Written by A Carteira

A linguagem dos bancos nem sempre é fácil de entender. Ou porque utilizam termos estrangeiros (spread), ou porque utilizam siglas (TAN, TAEG) ou porque apresentam papeis com letras pequeninas e que nos pedem para assinar. Mas há algumas definições que são realmente importantes ter presente de forma a não termos mais encargos do que esperaríamos.

Dos termos mais utilizados no vocabulário bancário e com os quais ainda subsistem algumas dúvidas são: saldo contabilístico e saldo disponível. Já alguma vez retirou o saldo da conta, através de uma caixa Multibanco, e ficou surpreendido por ter dois valores diferentes no saldo da sua conta à ordem? Não se assuste, pois não é erro do banco!

Saldo Disponível

Se queremos saber quanto dinheiro podemos movimentar hoje na conta, teremos de olhar para o valor que está em saldo disponível. Não significa que seja exatamente esse o valor que temos na conta, pois pode haver valores que ainda estão por cair, ou que ficaram já cativos para pagamentos que estão a ser processados. Mas é esse o valor disponível para movimentar no momento presente.

Tenha atenção a este valor do saldo disponível para evitar mal entendidos. Pode acontecer que esteja a fazer um pagamento de algo tendo a convicção que tem lá dinheiro, mas o pagamento é cancelado. Por exemplo, se foi feita uma transferência nessa manhã para a sua conta, de um montante que lhe permitiria fazer esse pagamento com tranquilidade, não significa que esse dinheiro esteja logo disponível. Na prática, se tiver utilizado o serviço MBWay o dinheiro fica disponível imediatamente.

Saldo Contabilístico

Este é o valor que lhe interessa para saber o saldo real da sua conta. Ou seja, mesmo que não seja o montante que está disponível, este valor de saldo contabilístico é o que lhe mostra o saldo físico que dispõe. Dito de uma forma mais exata, o saldo contabilístico é o resultado da diferença entre os créditos e os débitos efetuados na conta de depósitos à ordem, até aquele momento exato.

A diferença pode estar justificada em cheques que estão por descontar, em transferências que estão em processamento, ou até algum valor que tenha depositado e que esteja por contabilizar (exemplo dos depósitos em ATM’s). Poderá também existir uma diferença entre os dois saldos para quem utiliza uma conta ordenado. Na prática, a conta ordenado permite-lhe o acesso a um descoberto autorizado que faz com que o saldo contabilístico seja expandido (igual ao saldo disponível mais o valor do descoberto autorizado).

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

5 Cometários

    • Bom dia

      Muito obrigado pelas suas palavras.

      A melhor forma de nos ajudar é partilhar os nossos artigos e fazer chegar estes conteúdos a cada vez mais pessoas 🙂

      Obrigado
      João

  • Boa tarde gostaria que me ajudassem eu tenho um saldo na minha conta em contabilístico que me foi retirado quando recebi o meu ordenado esse dinheiro faz me falta já está lá há um mês já por várias vezes vi o meu muvimento de contas e não foi retirado para nenhum lado o que poderá ser e quanto tempo mais irei ficar sem o dinheiro obrigado

    • Bom dia

      Não temos a certeza do que poderá ter acontecido. Eventualmente estamos a falar de uma conta ordenado que tem um descoberto autorizado. Na prática é uma linha de crédito que é reposta sempre que recebe o ordenado.

      A solução para o caso é solicitar ao seu banco para transformar o valor em dívida num crédito pessoal e acabar com a conta ordenado.

      Cumprimentos

Deixe o seu comentário:



<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo