Crédito

Custos associados ao crédito habitação

custos com créditos
Written by A Carteira

Comprar casa não é um mar de rosas. Satisfazer este sonho tem diversos custos associados e é importante que os conheça para que consiga tomar a melhor decisão financeira. Saiba neste artigo alguns dos custos associados ao crédito habitação.

Comissão de estudo do processo

Esta comissão é chamada de comissão de estudo do dossier. Antes de ter o crédito aprovado tem de existir uma análise do processo de crédito habitação, facto que resulta no pagamento de uma comissão de estudo ou de dossier (se recorrer a alguns intermediários de crédito, esta comissão pode ser reduzida ou mesmo ficar isento do seu pagamento).

Comissão de avaliação do imóvel

O crédito habitação é um crédito com garantia hipotecária. Quer isto dizer que o seu imóvel é dado como garantia, pelo que tem de ser avaliado para que se perceba quanto vale essa garantia. Tenha em mente que a avaliação tem de ser efetuada por um avaliador registado junto da CMVM (supostamente um avaliador independente, mas como é pago pela instituição financeira…).

Custos associados à escritura

O custo com escrituras poderá pesar bastante no seu projeto, sendo que a estes custos ainda se acrescentem os impostos devidos, nomeadamente o IMT e eventualmente o imposto de selo sobre o crédito.

Todos estes custos e comissões dependem do tipo de operação de crédito e desengane-se quem pense que é possível ter acesso a 100% de financiamento (excluindo algumas situações pontuais, como por exemplo os produtos troca de casa). Assim, é fundamental que tenha sempre algumas poupanças para dar de entrada e para suportar os custos adicionais, sem que tenha de recorrer ao seu fundo de emergências.

E como é com os seguros?

Os bancos costumam solicitar dois seguros no momento da contratação do crédito. Falamos do seguro de vida crédito habitação e do seguro multirriscos. Saiba que não é obrigado a manter este seguro no seu banco, pelo que pode optar por uma seguradora especialista em cada um desses produtos e, com isso, poupar muito dinheiro todos os meses. Depois, por que não aplicar esse dinheiro num depósito a prazo com taxas verdadeiramente interessantes?

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário: