Têm surgido bastantes notícias alarmantes relativamente aos impactos e consequências desta pandemia chamada coronavírus. Neste artigo vamos deixar algumas ideias, recolhidas de sites das principais organizações mundiais, sobre formas de se prevenir para as consequências do covid-19.
Como se transmite o vírus?
A transmissão do coronavírus costuma dar-se pelo ar ou pelo contacto com secreções que tenham sido contaminadas, como por exemplo pela saliva, espirros, tosse ou no seguimento do contacto com superfícies contaminadas seguido de contacto com o nariz, a boca ou os olhos.
Como prevenir o contágio
Como vimos, a contaminação faz-se com o contacto próximo com pessoas ou com superfícies que tenham contactado com o vírus. Logo, as formas de prevenção passam por eliminar o contacto ou por destruir os vírus. Assim, teremos:
- Lavagem frequente das mãos, com água e sabão e eventualmente com produto desinfetante à base de álcool. Deverá higienizar as mãos pelo menos durante 20 segundos de cada vez;
- Se continuar a ir trabalhar, faça uma regular higienização dos utensílios de trabalho, evite muitas reuniões e tenha cautela na deslocação para o trabalho (nomeadamente se for de transportes públicos);
- Evitar o contacto próximo com pessoas contaminadas. Como não sabemos quem está contaminado, deverá guardar uma distância social grande (2 metros);
- Ficar em casa quando está doente, evitando assim contaminar outras pessoas. Ligue para as linhas de apoio antes de se deslocar aos hospitais, pois poderá não estar contaminado.
- Cuidado ao tossir, cobrindo o nariz e a boca com um lenço de papel descartável.
- Evitar tocar na cara, boca e nariz (por exemplo, deixar de roer as unhas).
- Evitar locais com concentração de pessoas (por exemplo, transportes públicos, praias e discotecas);
- Não vale a pena usar mascaras se não estiver infetado ou se não estiver infetado (ou se não for um profissional de saúde.
- Veja também as orientações da OMS para quem continua a trabalhar.
Estas e outras dicas podem fazer a diferença na contaminação e na prevenção do contágio desta ou de qualquer outra doença. Nestas alturas, temos de nos proteger uns aos outros para evitar um contágio mais alarmante. Se todos fizerem a sua parte, passaremos por este desafio mais rapidamente. Até lá, por que não ver como nos podemos proteger e acautelar os impactos financeiros desta pandemia?