Emprego

Como se prevenir do Coronavirus?

covid-19
Written by A Carteira

Têm surgido bastantes notícias alarmantes relativamente aos impactos e consequências desta pandemia chamada coronavírus. Neste artigo vamos deixar algumas ideias, recolhidas de sites das principais organizações mundiais, sobre formas de se prevenir para as consequências do covid-19.

Como se transmite o vírus?

A transmissão do coronavírus costuma dar-se pelo ar ou pelo contacto com secreções que tenham sido contaminadas, como por exemplo pela saliva, espirros, tosse ou no seguimento do contacto com superfícies contaminadas seguido de contacto com o nariz, a boca ou os olhos.

Como prevenir o contágio

Como vimos, a contaminação faz-se com o contacto próximo com pessoas ou com superfícies que tenham contactado com o vírus. Logo, as formas de prevenção passam por eliminar o contacto ou por destruir os vírus. Assim, teremos:

  • Lavagem frequente das mãos, com água e sabão e eventualmente com produto desinfetante à base de álcool. Deverá higienizar as mãos pelo menos durante 20 segundos de cada vez;
  • Se continuar a ir trabalhar, faça uma regular higienização dos utensílios de trabalho, evite muitas reuniões e tenha cautela na deslocação para o trabalho (nomeadamente se for de transportes públicos);
  • Evitar o contacto próximo com pessoas contaminadas. Como não sabemos quem está contaminado, deverá guardar uma distância social grande (2 metros);
  • Ficar em casa quando está doente, evitando assim contaminar outras pessoas. Ligue para as linhas de apoio antes de se deslocar aos hospitais, pois poderá não estar contaminado.
  • Cuidado ao tossir, cobrindo o nariz e a boca com um lenço de papel descartável.
  • Evitar tocar na cara, boca e nariz (por exemplo, deixar de roer as unhas).
  • Evitar locais com concentração de pessoas (por exemplo, transportes públicos, praias e discotecas);
  • Não vale a pena usar mascaras se não estiver infetado ou se não estiver infetado (ou se não for um profissional de saúde.
  • Veja também as orientações da OMS para quem continua a trabalhar.

Estas e outras dicas podem fazer a diferença na contaminação e na prevenção do contágio desta ou de qualquer outra doença. Nestas alturas, temos de nos proteger uns aos outros para evitar um contágio mais alarmante. Se todos fizerem a sua parte, passaremos por este desafio mais rapidamente. Até lá, por que não ver como nos podemos proteger e acautelar os impactos financeiros desta pandemia?

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário: