Poupança

Quem disse que os imprevistos não acontecem?

prudência financeira
Written by A Carteira

Tendemos a viver pensando que os imprevistos só vão acontecer aos outros. Somos imunes a tudo e não vamos ter problemas. Certo? Errado. Os imprevistos também nos acontecem, como nos veio relembrar a atual situação do Coronavirus. Como nos podemos precaver?

Quais os impactos na economia?

Ainda existe bastante incerteza em torno dos impactos económicos deste surto. Na realidade, aguardamos os resultados das ações de contenção para perceber se existirá um contágio mais abrangente. Contudo, o certo é que iremos ter impactos económicos, que se traduzirão depois no bolso das famílias, seja pela queda do emprego ou pela redução de rendimentos. Uma lição que retiramos dos acontecimentos recentes é que a globalização tem o reverso da medalha e que devemos evitar diversificar riscos.

O que significa tudo isto para a sua vida?

Em primeiro lugar, significa que terá de tomar precauções para evitar o contágio. De seguida, significa que deverá repensar as suas medidas de contenção económica. Infelizmente, tendemos a viver no fio da navalha e não somos conhecidos por sermos um povo poupado. Assim, sugerimos que analise as suas despesas para libertar espaço para poupar dinheiro, algo que será fundamental para fazer face a eventuais reduções de rendimento ou ao aumento das despesas de saúde.

No contexto das despesas, uma eventual quarentena irá leva-lo a cortar bastante as suas despesas. Possivelmente terá de ficar em casa e poupar despesas de alimentação e de transporte. Ou terá de cancelar alguma viagem que já tinha programado. Infelizmente, no curto prazo, temos de fazer ajustes para o bem comum

Onde aplicar o seu dinheiro?

Um fundo de emergência deve ser aplicado em aplicações financeiras sem risco e com possibilidade de mobilização imediata. Deste modo, a escolha deverá recair em produtos como os depósitos a prazo. Infelizmente, a maioria das instituições financeiras não quer pagar pelos seus depósitos. Dito isto, existem ainda depósitos com taxas superiores a 1% ao ano, o que no contexto atual são taxas bastante interessantes.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário: