Finanças

Academia Pordata – Conhecer a Pordata

academia pordata
Written by A Carteira

Sabe qual é o valor mais recente para a dívida pública portuguesa? Já fez bem contas ao saldo da balança comercial? 400 mil desempregados inscritos nos centros de emprego, é um número demasiado elevado. Mas será negativo? É fácil descobrir. Nos dias de hoje, o que mais se vê são comentadores desinformados que discursam sobre o estado a que chegou o país sem qualquer base factual. No mundo digital que vivemos, isto não faz sentido. A Fundação Francisco Manuel dos Santos ajuda-nos, através da Academia Pordata, com uma formação online sobre os números. Como os encontrar, interpretar, ler e analisar. O curso “Conhecer a Pordata” é grátis, tem a duração total de apenas 60 minutos e dá direito a certificado.

Vejamos um exemplo prático do que vai aprender: o salário mínimo em Portugal subiu 2400% em 40 anos! É verdade. Em notas contadinhas uma a uma, aumentou de 20 euros (4000 escudos) em 1975 para 505 euros, em 2015. É claro que não podemos soltar foguetes. Afinal, a inflação comeu o valor do dinheiro. Com um euro, hoje, compra-se incomparavelmente menos do que com o mesmo valor em escudos há 40 anos.

É que há duas formas de olhar para o dinheiro: através do seu valor nominal, o montante tal como o conhecemos e o exemplo dado em cima – notas contadinhas (chama-se dinheiro a preços correntes). Outra é através do seu valor real, ou seja, ajustado de modo a anular o efeito da inflação (dinheiro a preços constantes). O cálculo pressupõem a escolha de um ano como base, cujos preços servem de baliza para a comparação do poder de compra do dinheiro em diferentes momentos. Resumo da história: em termos reais, o salário mínimo de 2015 vale menos do que o de 1975.

É de aproveitar o curso online e não se assuste com os números: explica desde análises simples até às mais complexas de forma acessível. Vale a pena dar uma vista de olhos.

Saiba mais sobre a Academia Pordata: formação em análise de dados estatísticos.

Veja aqui outros artigos semelhantes.

 

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:

SIMULE JÁ O SEU CRÉDITO COM A NOSSA AJUDA!