Poupança

Poupar dinheiro no Aquecimento – 6 Dicas de Poupança

poupar dinheiro no aquecimento
Written by A Carteira

Os especialistas são unânimes em relação a todas as opções: sem uma casa isolada e calafetada, gastar em aquecimento é deitar dinheiro ao lixo. Neste artigo deixamos-lhe algumas dicas para poupar dinheiro no aquecimento da sua casa.

Portáteis e pequenos – a óleo, termoventiladores, etc

São os mais práticos e baratos, no entanto podem ser esponjas da sua electricidade. Gastam em média 2000W, ou seja, 40ct./hora. Mas como no Inverno é habitual estarem muitas horas ligadas, a conta passa rapidamente dos 100 euros só para aquecer uma divisão. É fazer as contas sobre todos os consumos da casa e as contas no final do Inverno.

Portáteis a gás

São considerados mais eficientes e têm já sistemas de segurança modernos e inteligentes. Uma botija de 13kg dá sensivelmente para 45 horas, a 4000W/hora (o dobro dos a óleo) e aquece uma divisão por cerca de metade do preço dos eléctricos. Mais uma vez é olhar para o contexto: a sua casa é grande, vive numa zona de grande humidade, etc.

Fixos a gás

São consideradas uma boa opção, com poupanças claras, mas mais caras. Há vários tipos e sistemas de caldeiras que combinam diferentes tipos de energia. As de condensação são uma das melhores escolhas, uma vez que a técnica consiste em aproveitar o calor que se produz na combustão para pré-aquecer a água que retorna do circuito de aquecimento. Assim, o queimador da caldeira necessita menos quantidade de calor e a caldeira necessita de menos quantidade de gás para aquecer a água e chegar à temperatura óptima.

Ar condicionado

Uma hipótese que exige algum investimento, mas os modernos sistemas servem para todas as estações e poupam energia. Seja como for, é controverso em termos de efeitos na saúde, nomeadamente para quem tem problemas respiratórios. Mesmo para quem não tem, é preciso evitar o contacto directo com o corpo e o uso abusivo do aparelho. Pode provocar inibição do sistema natural de arrefecimento do corpo, choques térmicos ou a secura da mucosa das vias respiratórias áreas.

Salamandras e Recuperadores de Calor

Há soluções para várias bolsas (e sentidos estéticos) mas garante-se que o calor produzido se espalha pela casa. São silenciosos, sejam alimentados a lenha ou pellets. A salamandra pode também incluir forno.

Outros

Há vários sistemas que promovem o consumo de energia renovável. Não esqueça: painéis solares térmicos; painéis solares fotovoltaicos; bombas de calor geotérmicas; mini-turbinas eólicas ou sistemas de aquecimento a biomassa.

É possível poupar muito dinheiro com uma utilização eficiente dos recursos e muitas vezes bastam pequenas alterações de comportamentos para conseguirmos poupar dinheiro ao mesmo tempo que poupamos o ambiente. Já pensou no que vai fazer à sua poupança? Vai gastar ou colocar num produto financeiro? Que tal comparar os depósitos a prazo e certificados de aforro?

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:

NOS


<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo